População ainda desconhece benefícios de se contratar arquiteto para reformas ou construções

• Escrito por  Ex-Libris Comunicação Integrada
  • Publicado em Demais

Contratar um arquiteto para projetar a reforma de um imóvel é mais barato do que muitas pessoas imaginam. É o que afirma Gilberto Belleza, presidente do CAU/SP – Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo. “Geralmente, o serviço custa aproximadamente 10% do valor total de uma obra”, estima o presidente da entidade, que representa mais de 60 mil profissionais em todo o estado de São Paulo.

O investimento, em muitos casos, acaba sendo compensado com a economia que o auxílio do profissional pode trazer para o proprietário eliminando gastos extras ou até mesmo desnecessários. “O arquiteto sabe calcular exatamente o quanto vai precisar de material e o que realmente é necessário para a execução da obra, oferecendo as mais variadas e melhores opções para o cliente. Além de oferecer um projeto para melhor aproveitamento do espaço”, explica Belleza.

No entanto, uma pesquisa realizada pelo CAU/BR – Conselho de Arquitetura e Urbanismo com 2.419 pessoas em todo o país, no ano passado, mostrou que ainda não faz parte da nossa cultura contratar um arquiteto para a reforma ou construção de imóveis. Apenas 15% dos entrevistados contrataram um arquiteto e/ou engenheiro para isso. Dos 85% que não contrataram, muitos alegaram que não o fizeram por acreditar que o serviço custasse de 20% a 40% do valor total da obra.

Um ponto positivo mostrado na pesquisa é de que entre as pessoas que contrataram arquitetos e urbanistas para auxiliarem nas obras ou construções que realizaram, 78% apontaram satisfação com o resultado do serviço prestado. “Ainda é preciso um pouco mais de tempo para que os brasileiros passem a compreender e reconhecer a importância de se contratar um arquiteto e urbanista para esses casos. Mas chegaremos lá”, conclui o presidente do CAU/SP.