TOKIO MARINE SEGURADORA

Engenharia de Automação e Controle é a profissão do futuro

  • Escrito por  Isabel Cleary
  • Publicado em Demais
  • Imprimir

Curso de graduação alia metodologia moderna à tradição

De uma junção inteligente e estratégica de partes de outras engenharias, como a mecânica, elétrica, eletrônica e da computação, surgiu a Engenharia de Controle e Automação. Essa moderna profissão tem como objetivo a criação e aperfeiçoamento de sistemas automáticos de controle que podem englobar desde a linha de produção de uma indústria, até biomedicina e agricultura.

“Existe a premissa de que a Engenharia de Automação surgiu para substituir o labor humano pela máquina. Não é verdade”, explica Renato Giacomini, coordenador do curso na FEI. “O objetivo dessa especialização é criar novas tecnologias para melhorar e facilitar os processos de trabalho, o que gera novos tipos de emprego e aperfeiçoa muitos outros”.

Diante dessa realidade, a oferta de cursos de Engenharia de Automação e Controle tem aumentado, mas, ainda assim, são poucas universidades que oferecem a modalidade, o que ainda não atende a demanda de mercado. O curso oferece todas as disciplinas das áreas de mecânica, eletrônica, computação e produção necessárias a uma formação sólida para atuação competente no setor produtivo e acadêmico. Assim como nas melhores universidades do mundo, a formação dada pelos cursos brasileiros é construída a partir da excelência no ensino e pesquisas das áreas mais convencionais da engenharia.

Onde estudar – No estado de São Paulo, em avaliação feita pelo ENADE em 2015, o curso de Engenharia de Automação e Controle do Centro Universitário FEI foi classificado com nota máxima, sendo a única instituição do Estado a conquistar média 5. A graduação na FEI é também a melhor do país dentre as instituições privadas e está entre as cinco melhores, incluindo as escolas públicas de todo o país. Para quem quiser estudar em outros estados, algumas universidades federais também oferecem cursos de ecxelência.

Mercado de Trabalho – No ambiente recessivo em que nos encontramos no momento, é fundamental para as empresas atingir maior produtividade, para competir em melhores condições, sem ter que investir em novos empreendimentos , como novas fábricas. Esse aumento de produtividade pode ser alcançado através do uso da automação de do melhor controle das plantas industriais. Empresas de grande porte e, como consequência, toda a cadeia produtiva relacionada a essas indústrias demandam mão de obra especializada. Tal demanda abrange as modalidades de engenharia mais ligadas à ampliação dos meios de produção, principalmente no que se refere à modernização desses processos, matéria da Engenharia de Automação. É de se esperar, diante desse novo quadro, que o egresso do curso venha a ocupar posições nas áreas de:

Projeto de máquinas e equipamentos industriais de alta tecnologia.

Projeto e aplicação de sistemas mecatrônicos.

Projeto de sistemas automotivos (controle de motores, freios-ABS e suspensão ativa).

Projeto e desenvolvimento de robôs para aplicações domésticas e industriais.

Coordenação da automação de processos industriais.

Gestão industrial.

Saiba mais em: http://goo.gl/cDCqxz

Sobre a FEI

Com 74 anos de tradição, o Centro Universitário FEI é referência entre as instituições universitárias no Brasil, nas áreas de Gestão e Tecnologia, e excelência no ensino da Administração, Ciência da Computação e Engenharia. A Instituição já formou mais de 50 mil profissionais, muitos ocupando posições de liderança nas principais empresas do país. Mantida pela Fundação Educacional Inaciana "Pe. Sabóia de Medeiros", a FEI integra a Rede Jesuíta de Educação e agrega marcas históricas de instituições de ensino de São Paulo: Faculdade de Engenharia Industrial, Escola Superior de Administração de Negócios e Faculdade de Informática.

Compartilhar::
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo