Wacom é pioneira em sistema para incorporar dados de ondas cerebrais em tinta digital

• Escrito por  Raquel Ticianelli
  • Publicado em Demais

Interface apresenta emoções em display visual usando Espectro Emocional, EEG* - algoritmo desenvolvido pela startup de tecnologia NeuroSky

A Wacom anunciou hoje o sistema que incorpora os dados das ondas cerebrais em tinta digital manuscrita e que apresenta uma exibição visual do estado emocional do usuário. O software analisa os dados do EEG usando o Espectro Emocional, um algoritmo desenvolvido pela empresa de tecnologia de biossensores NeuroSky, com sede na Califórnia, que mede a intensidade e a satisfação da atividade emocional. A Wacom apresentará o sistema hoje em um evento em parceria com Connected Ink em Las Vegas.

A empresa já exibiu um protótipo deste sistema usando algoritmos Neurosky, desenvolvido em colaboração com a startup tecnológica japonesa 1-10drive, Inc., na edição anterior do Connected Ink, realizada em Tóquio em outubro de 2016. O sistema detectou estados cognitivos como atenção, meditação, familiaridade e esforço mental. A versão atualizada usa o algoritmo do Espectro Emocional para extrair dados sobre estados emocionais a partir de dados de EEG, que são combinados com dados digitais de tinta capturados pelo Bamboo Slate, dispositivo que digitaliza as anotações realizadas em um bloco de papel.

"As duas tecnologias combinadas irão entregar uma nova experiência de marca ao utilizar novas formas de comunicação, quando os dados emocionais e dados escritos à mão são sincronizados. A acumulação desse grande conjunto de dados abrirá portas para novas oportunidades de negócios", afirma Stanley Yang, CEO da NeuroSky.

"Acreditamos que esta é a primeira tentativa de combinar dados emocionais com tinta digital, analisar esses dados em tempo real e apresentar o feedback em uma tela visual. Criamos o sistema usando um hardware prontamente disponível, um fone de ouvido com sensor de ondas cerebrais, um notebook PC e uma caneta digital, o que torna esta tecnologia muito acessível. Estamos muito entusiasmados com as aplicações potenciais em muitos campos diferentes, desde a educação à psicologia e medicina", afirma Nobu Ide, vice-presidente sênior da Unidade de Negócios de Soluções Tecnológicas da Wacom.

Com sua capacidade de gravar uma ampla gama de dados desde a precisão da hora à geolocalização, e agora dados emocionais, a tinta digital é uma tecnologia disruptiva com vasto potencial em uma ampla gama de setores da indústria. A Wacom continuará sua busca para aproveitar o poder da tinta digital em colaboração com parceiros de todo o mundo.

* EEG: eletroencefalograma, teste comumente aplicado para detectar atividade elétrica no cérebro.

Sobre a Wacom

Fundada no Japão em 1983, a Wacom é uma companhia global com escritórios em todo o mundo que suportam a distribuição e vendas em mais de 150 países. Por mais de 30 anos, a Wacom tem trabalhado com as mais criativas pessoas e organizações para inspirar e equipar estes públicos e fazer do mundo, um lugar mais criativo. Os produtos da Wacom têm sido usados por consumidores leais para criar alguns dos conteúdos mais emocionantes relacionados à arte digital, filmes, efeitos especiais, moda e designers de produtos. Além disso, os produtos desempenham também um papel significativo em tornar a tecnologia acessível de uma forma natural e intuitiva por meio de mesas digitalizadoras, tablets, canetas digitais, displays interativos, soluções de interface digital e eDocument. Assim, oferecem a possibilidade dos usuários de todo o mundo expressarem sua criatividade digitalmente, sejam eles artistas, executivos ou toda e qualquer pessoa que aprecie a criatividade.

A empresa também oferece seus produtos como soluções OEM através do Wacom Feel IT Technologies, integrada a PCs, tablets e smartphones dos principais fabricantes mundiais.

Para mais informações sobre os produtos da Wacom, visite: http://www.wacom.com

* Wacom, WILL, e Feel são marcas comerciais e/ou marcas registradas da Wacom Co., Ltd.

* Todas as outras marcas comerciais e nomes de produtos são propriedade de suas respectivas empresas.

Sobre a NeuroSky

Fundada em 2004, a NeuroSky é uma empresa privada sediada no Vale do Silício com escritórios em toda a Ásia e Europa. As tecnologias NeuroSky permitem a biometria de saúde e bem-estar mais perspicaz e fácil de entender para soluções móveis, dispositivos portáveis, entretenimento e prestadores de serviços. As tecnologias proprietárias da empresa de biossensor e líderes do mercado fornecem a fundação para a análise de dados biométricos de uma forma mais prática que nunca. As soluções habilitadas NeuroSky oferecem insights exclusivos sobre saúde e bem-estar corporal e mental que podem motivar as pessoas a fazer melhores escolhas de estilo de vida.