Logo
Imprimir esta página

Temporada de chuvas exige cuidado com a rede elétrica

País é um dos recordistas mundiais em incidência de raios, o que torna imprescindível a adoção de medidas preventivas. Dispositivos Protetores contra Surtos (DPS) protegem não apenas das descargas atmosféricas, mas também de apagões e instabilidades nos equipamentos das concessionárias de energia

O verão costuma ser a estação mais aguardada do ano, mas traz consigo as tempestades tropicais e uma preocupação extra: os cuidados com a rede elétrica. Estima-se que 50 milhões de raios atinjam o solo brasileiro a cada ano, o que configura o país como um recordista mundial de descargas atmosféricas. Quando um raio atinge a rede elétrica despeja uma descarga elétrica muito superior à capacidade dos fios e cabos e também dos equipamentos, podendo danificar os aparelhos.

É importante saber que o para-raios não protege equipamentos conectados à rede elétrica. O sistema resguarda a estrutura do edifício e, indiretamente, os moradores contra as descargas elétricas no momento da queda de um raio. Por isso, além do para-raios, é preciso avaliar também se a instalação do sistema de aterramento do imóvel está correta.

Como funciona um DPS
Para entender como age um DPS é importante compreender o que ocorre quando um raio cai em determinado local. Ao cair, o raio gera um campo eletromagnético que irradia pelo ambiente, induzindo uma alta tensão nos condutores elétricos ou de sinal – concessionária, telefonia, TV a cabo, etc. Parte desta tensão é escoada para a terra e parte entra na instalação elétrica.

O DPS reduz o efeito da corrente, evitando assim a queima de equipamentos, e protege aparelhos eletrônicos também de apagões e instabilidades nos equipamentos das concessionárias de energia, e o liga-desliga de grandes máquinas conectadas à mesma rede elétrica, como elevadores e aparelhos de ar condicionado.

A Tramontina oferece DPS com um posto (25 KA) e dois postos (40 KA). Ambos mantêm o mesmo espaço de um disjuntor e sua instalação também ocorre de maneira quase idêntica no quadro de distribuição de energia da residência, escritório ou indústria.

Compartilhar::
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Copyright ©2002-2016 Clipp Segs - Portal Nacional - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Maxthon, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto