Empresa da construção civil recicla 30 mil litros de água diariamente

• Escrito por  Fábio Caribé
  • Publicado em Demais

Em meio à crise hídrica que assola o DF, ações como esta servem de inspiração

O Distrito Federal passa por uma grave crise hídrica e a conscientização com relação à economia de água é fundamental. A Grupotecno é um grande exemplo de sustentabilidade no setor. A empresa desenvolveu um sistema de reciclagem de água que, com uma outorga de 100 mil litros por dia, são reciclados cerca de 30 mil litros diariamente, ou seja, 30% da quantidade estipulada. “Com uma política de economicidade, reaproveitamento e reciclagem, é possível, sim, unir proteção ao meio ambiente e ganho econômico”, ressalta Fábio Caribé, representante da Grupotecno.

Além disso, todo material excedente no sistema produtivo, que normalmente iria para o aterro sanitário, é reaproveitado para outros produtos. A empresa também criou, recentemente, placas de concreto permeáveis que podem ser aplicados em estacionamentos públicos, calçadas e ciclovias. Ainda novidade no Brasil, o sistema é a melhor opção para evitar escassez hídrica, no período da seca; e, em épocas chuvosas, previne enchentes e alagamentos.

Endereço da empresa Grupotecno: Setor de Materiais de Construção da Ceilândia (SDMC), Quadra 1, lotes 38 a 52