Vai se mudar? Saiba como se organizar

• Escrito por  Marina Fernandez
  • Publicado em Demais

Mudança de casa, emprego e até de país são momentos que alteram de forma significativa a rotina, geralmente causando stress. Para se desgastar menos nesse momento, o primeiro passo a seguir é se organizar e planejar como serão feitos os processos antes e durante a mudança.

Escolha a empresa de mudança

Com a data em mãos, comece com o orçamento das empresas. Consulte pelo menos três transportadoras diferentes para realizar um comparativo. Aproveite para esclarecer todas as dúvidas, pois será em cima dessas propostas que você decidirá qual é a melhor escolha. Deixe bem claro o número de caixas que pretende acordar e cheque se o serviço de empacotamento e seguro estão inclusos, assim, você não precisará se preocupar com os materiais para embalar.

Fazer isso pelo menos três meses antes do dia da mudança evitará riscos de disponibilidade de data, além de te dar mais tempo para avaliar detalhes contratuais.

Ajuda para empacotar

Após fechar a empresa e definir a data, está na hora de recrutar amigos e familiares para ajudar a empacotar, caso você não tenha optado por esse serviço na transportadora. Se houver a possibilidade, tente conseguir folga no trabalho, pois realizar uma mudança é bastante desgastante e muitas empresas são compreensivas nessa hora.

Lista de objetos e armazenamento

Faça uma lista antes de começar a embalar, pois você definirá o espaço para tudo que quer levar. Caso algo fique de fora ou talvez ainda não haja espaço, você poderá optar por utilizar um guarda-volumes, que funciona como um local para pessoas e empresas armazenarem temporariamente seus bens de qualquer tamanho.

Como organizar a hora de embalar

Cada pessoa tem uma preferência ao organizar a hora de embalar. Alguns preferem separar caixas por prioridade de uso, outros escolhem empacotar um cômodo de cada vez, e há também aqueles que embalam por tipo de item. Não existe método mais indicado, você decidirá qual se adequa melhor ao seu estilo ou da sua família, mas lembre-se que alguns objetos, como joias e obras de arte, devem ir com você, pois geralmente não são protegidos em caso de perda.

Separe uma mala pequena para a primeira noite
Provavelmente, a sua casa nova ainda não terá a infraestrutura ideal para te receber, Portanto, separe coisas essenciais para passar a primeira noite. Esse kit deve conter muda de roupa, toalha, roupa de cama, artigos de higiene e suprimentos, como papel higiênico, alimentos e água.

Transferência de serviços e titularidade

Uma semana antes de se mudar, faça a transferência de telefone, TV e internet para a nova residência, assim como serviço de energia elétrica, banco e entrega de revistas ou jornais.