Seconci-SP orienta empresas da construção a planejarem suas ações de segurança do trabalho

• Escrito por  Cristiane Felix
  • Publicado em Demais

Entidade realizará, em 2017, um levantamento de dados estatísticos sobre prevenção de acidentes em canteiros de obras

O Seconci-SP (Serviço Social da Construção) dispõe de uma equipe de profissionais de Medicina e Engenharia de Segurança do Trabalho, que auxilia as empresas na promoção de ações preventivas, visando a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores da construção civil. Liderado pelo engenheiro José Bassili, gerente de Segurança Ocupacional da entidade, o time está sempre atento às novidades e tendências do setor.

Bassili recomenda que as empresas planejem suas áreas de segurança para 2017, uma vez que muitas ações demandam capacitação de funcionários. “É importante que as companhias se adequem às leis, verifiquem se estão com documentos e normas em dia, equipamentos validados pelo INMETRO etc.”, afirma Bassili.

Segundo Uelinton Luiz, supervisor de Segurança do Trabalho da entidade, o Seconci-SP contribui para que as empresas atendam as legislações vigentes do Ministério do Trabalho e Previdência Social, dos Estados e dos Municípios. “Identificamos os principais riscos que podem comprometer a saúde e a segurança do trabalhador, e propomos soluções”, explica.

Em 2017, o Seconci-SP realizará um levantamento de dados estatísticos sobre prevenção de acidentes de trabalho na construção. “O objetivo é identificar quais são os principais tipos de ocorrências nos canteiros de obras e saber como acontecem”, relata o engenheiro. O profissional reforça que as empresas não serão identificadas na pesquisa e que o objetivo da iniciativa fazer um retrato do setor.

Normas Regulamentadoras

Existem no Brasil procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e medicina do trabalho, regidos pelas Normas Regulamentadoras, também conhecidas como NRs. Citadas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), as NRs são de observância obrigatória por todas as empresas brasileiras regidas pela CLT e são periodicamente revisadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O Seconci-SP elabora programas e relatórios, promove treinamentos exigidos pelas NRs, visitas técnicas nos canteiros de obras com emissão de relatório de conformidade, realiza auditoria em segurança e saúde do trabalho, produz laudos para caracterização de insalubridade e periculosidade, além de avaliações ergonômicas dos postos de trabalho. Realiza ainda exames ocupacionais, inclusive in company, e orientações sobre prevenção de doenças do trabalho e ocupacionais.

Treinamentos e capacitações

Para atender à necessidade das empresas associadas e do mercado da construção civil, o Seconci-SP também promove treinamentos, que podem estar relacionados a normas regulamentadoras ou ser elaborados de acordo com alguma necessidade específica que as empresas apresentem. A capacitação pode ser realizada tanto na sede da entidade, em São Paulo, quanto nas 12 Unidades Regionais, bem como in company (canteiro de obra ou escritório).

A seguir, os programas e treinamentos exigidos pelas NRs, realizados pelo Seconci-SP:

· NR-5 – CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes)

· NR-6 – Equipamento de Proteção Individual

· NR-10 –Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade

· NR-11 – Segurança para Operador de Empilhadeira Reciclagem em Segurança para Operador de Empilhadeira

· NR-12 – Treinamento em Máquinas e Equipamentos

· NR-18 – Treinamento Admissional e Periódico

· NR-23 – Treinamento de Prevenção de Combate a Incêndio

· NR-26 – Rotulagem Preventiva de Produtos Químicos

· NR-33 – Treinamento em Espaço Confinado

· NR-35 – Treinamento para Trabalhos em Altura

Avaliação dos Riscos Ambientais

· Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA (NR-9)

· Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção PCMAT (NR-18)

· Análise Ergonômica do Trabalho – (NR-17)

· Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho – LTCAT

· Laudos de Insalubridade e Periculosidade – (NRs – 15 e 16)

· Laudos de Instalações Elétricas – (NR-10)

· Perfil Profissiográfico Previdenciário – (PPP)

Avaliação das condições de saúde dos funcionários

· Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional – PCMSO (NR-7)

· Realização dos Exames Ocupacionais – Admissional e Demissional, Periódico, de Retorno ao Trabalho e de Mudança de Função

· Realização de todos os exames complementares necessários

· Instalação e gerenciamento de ambulatórios ocupacionais em empresas.

Serviço

As empresas da construção, contribuintes ou não do Seconci-SP, podem ter acesso aos serviços, mediante contato com o setor de Relações Empresariais (11 3664-5059 / ).