Recuperação Estrutural É O Método Mais Econômico Para Edificações Comprometidas

• Escrito por  Tiago Eduardo Cardoso
  • Publicado em Demais

É comum que as estruturas sejam comprometida com o tempo. A degradação é normal, por isso é muito importante que o material seja devidamente restaurado, principalmente por conta da segurança.

Recuperação estrutural

Quando o assunto é recuperação estrutura , é preciso pensar seriamente. Antigamente, as soluções eram apenas incremento de seções resistentes e adição de novos elementos. mas nos dias de hoje, com o conhecimento mais amplo, existem técnicas que ajudam na integridade física dos edifícios.

E por motivos financeiros e ambientais, a recuperação é mais indicada do que reconstruir. Mas não pense que este tipo de serviço é mais simples do que construir novamente, pois é um pouco mais complicado. É necessário desenvolver um diagnóstico do ambiente degradado, o primeiro motivo é a compatibilidade do material existente.

A necessidade dos reparos podem ser causadas por elementos inadequados utilizados no projeto, erros de dimensionamento da edificação, falta de compatibilidade dos projetos, equívocos de planejamento. Mas muitos destes problemas serão apenas constatado com uma identificação após algum tempo, o que levam à necessidade do reparo da estrutura.

Este tipo de serviço deve ser prestado por empresas com experiência e garantia de um serviço de qualidade, afinal, é a segurança das pessoas que frequentam a edificação que está em jogo. O Grupo Engecoating desenvolve atividades para readequar as estruturas existentes, de forma que proteja da degradação de todos as maneiras.

Através de análises rigorosas, é possível identificar a causa da degradação, para depois saber o tipo de recuperação a ser aplicado. Um exemplo que podemos citar são as deteriorações por conta da corrosão não tem o mesmo processo de recuperação que o as fissuras provocadas por alguma deficiência de armadura.

Cuidar do seu patrimônio é muito importante e a recuperação estrutural pode ser uma alternativa economicamente viável, além de ser ecologicamente correto, buscando evitar novas construções e demandam mais material.