Unipar Carbocloro Conclui A Aquisição Da Solvay Indupa

• Escrito por  Paula Alface Dubois
  • Publicado em Demais

Nova empresa passa a ser a maior fabricante de cloro/soda e a segunda maior fabricante de PVC da América Latina

A Unipar Carbocloro conclui hoje a última etapa de aquisição da Solvay Indupa. Depois de um processo iniciado com o anúncio da operação em 2 de maio do ano passado e a aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em 07 de dezembro, começa agora o processo de integração. Na nova configuração, a Unipar Carbocloro passa a ser a maior fabricante de cloro/soda e a segunda maior fabricante de PVC da América Latina, com capacidade instalada de 510 mil toneladas de PVC, 670 mil toneladas de cloro e 750 mil toneladas de soda. Além das unidades Santo André, na região metropolitana de São Paulo, e Bahía Blanca, na Argentina, que passam a se chamar Unipar Indupa, a operação industrial conta ainda com a fábrica da Unipar Carbocloro em Cubatão, no litoral de São Paulo.

A empresa vinha realizando estudos estratégicos sobre o mercado de PVC há algum tempo, por considerar essa uma extensão natural da indústria de cloro/soda. A aquisição da Solvay Indupa permite a entrada nesse mercado com escala relevante para fazer frente aos demais players. “A empresa está ganhando escala, entrando em um novo mercado, com atuação internacional. O desafio, a partir de agora, é a construção de um novo modelo de gestão que possa preparar a companhia para novos passos e ambições”, acredita Pércio de Souza, presidente do conselho de administração.

O processo de integração começará nos próximos dias. Nesse período, a empresa avaliará as operações das duas companhias, buscará sinergias, ajustará processos, buscando resultados adequados. Nas fábricas, a produção segue normalmente. Os sistemas de tecnologia de informação serão integrados gradualmente. “Seguiremos com muita cautela para que possamos minimizar o risco de impactos para os nossos públicos de relacionamento”, completa Aníbal do Vale, presidente da empresa.