TOKIO MARINE SEGURADORA

Papel E Celulose Dominam Cargas Para Exportação Via Trem No Tecon Santos

  • Escrito por  Isabel Lopes
  • Publicado em Demais
  • Imprimir

Papel e celulose correspondem à metade das cargas de exportação movimentadas nos ramais ferroviários do Tecon Santos, maior terminal de contêineres da América do Sul, localizado no Porto de Santos e operado pela Santos Brasil. As commodities são provenientes das regiões de Suzano (SP) e Três Lagoas (MS). No acumulado do ano, até o mês de novembro, cerca de 21,7 mil contêineres para exportação foram movimentados, via trem, no Tecon Santos com produtos dos setores químico, agrícola, automotivo, entre outros.

O modal ferroviário vem atraindo cada vez mais os exportadores de commodities ao oferecer segurança da carga, menor custo e ganhos ambientais. É ainda uma forte alternativa para a diminuição do trânsito nas estradas e nos acessos ao Porto de Santos. Cada vagão pode transportar até quatro contêineres de 20 pés, quantidade suficiente para tirar das ruas quatro caminhões. Além disso, reduz o risco das operações e o nível de emissão de CO2 em até 70% no meio ambiente.

De acordo com previsão da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), o Brasil está muito perto de passar de quarto para segundo maior produtor mundial de celulose, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. A capacidade instalada brasileira subirá de 17,4 milhões de toneladas em 2015 para 20,9 milhões de toneladas/ ano. A China é o maior comprador de celulose do Brasil, superando a Europa, que detinha esta posição.

Sobre a Santos Brasil

A Santos Brasil é prestadora de serviços portuários e logísticos completos, do Porto à Porta. Listada no Novo Mercado da Bovespa, é referência na operação de contêineres no Brasil. Foi criada há 19 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior terminal da América do Sul, e já investiu R$ 3 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos, tecnologia e recursos humanos. Antecipando-se ao crescimento do fluxo de comércio internacional, a Santos Brasil colaborou significativamente para aumentar a capacidade logística portuária do País.

A produtividade do Tecon Santos é a mais alta do Brasil. Em março de 2016, a companhia superou o recorde de produtividade mensal no Porto de Santos, com média de 114 MPH. Em abril de 2015, o Tecon Santos registrou a marca de 225,25 MPH na operação de um único navio.

Além do Tecon Santos, a companhia opera mais dois terminais de contêineres – Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC), um terminal de carga geral (TCG Imbituba) e um terminal de veículos (TEV) no Porto de Santos. Conta também com uma operadora logística, a Santos Brasil Logística, que atua de forma integrada aos terminais viabilizando o atendimento ao cliente em todas as etapas da cadeia logística do porto até o transporte e distribuição.

Compartilhar::
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo