Logo
Imprimir esta página

Mineradora brasileira melhora desempenho de usina de pelotização com Controle Avançado de Processos (APC) e Sistemas de Visão da Metso

A experiência da Metso na aplicação de Controle Avançado de Processo (APC) e Sistemas de Visão em usinas de pelotização foi ampliada no Brasil. O histórico da empresa nesse segmento acontece desde a primeira implantação em 2002 e os benefícios são diferentes para cada caso. Mas o histórico indica aumento de produção, redução no consumo energético, além do aumento da qualidade das pelotas.

A mais recente adoção do OCS-4D©, plataforma de APC da Metso, ocorreu em uma das usinas de pelotização mais modernas do mundo, em Vitória/ES, propriedade de uma grande empresa do setor mineral no Brasil. Com cerca de 190 metros de comprimento, oito ventiladores de processo e capacidade nominal para 7,5 milhões de toneladas anuais, o forno de pelotização encontra-se dividido em seis zonas – da secagem ascendente ao resfriamento.

A contribuição da Metso envolveu a instalação, antes do start up da usina, do VisioPellet™, sistema de monitoramento de imagens formado por 12 câmeras, sendo uma para disco de pelotização. Baseado na análise de imagens, o sistema estima indicadores importantes de desempenho, incluindo distribuição granulométrica, esfericidade, cor, top size e desvio padrão das pelotas cruas. Além de executar a avaliação online, o VisioPellet permite combinar o histórico de imagens captadas com os dados de processo.

Já o OCS-4D© foi implementado no final do ramp up, após a estabilização da produção. A plataforma de controle avançada de processo foi aplicada no pelotamento e no forno. Além das regras tradicionais com lógica fuzzy, o OCS-4D© permite utilizar scripts, estatísticas, modelos fenomenológicos com filtros de Kalman e os controladores preditivos (MPC), entre outras.

O processo de implantação da plataforma envolveu duas etapas. Na primeira fase, o controle avançado do pelotamento, teve variáveis manipuladas como taxa de alimentação e rotação de cada disco e o controle da granulometria das pelotas cruas. A segunda etapa, por sua vez, envolveu o controle avançado do forno, com as seguintes variáveis manipuladas: damper e rotação dos ventiladores, setpoints de temperatura do perfil da queima e taxa de alimentação do forno. Já as variáveis controladas englobaram a compressão e a abrasão das pelotas queimadas e outras restrições.

Um conjunto de boas práticas (maturidade do cliente, software/hardware robustos, ferramentas adequadas de sustentabilidade, envolvimento desde o início do projeto das áreas de operação/processo/automação e timing adequado) permitiu uma ampla utilização (acima de 90%) do sistema de controle avançado desde os primeiros meses após sua implantação.

Sobre a Metso

A Metso é líder mundial nos setores de mineração, agregados, reciclagem, petróleo, gás, celulose, papel e indústrias de processos. Nosso conhecimento, soluções e pessoas ajudam nossos clientes a melhorar sua eficiência operacional e geram melhorias sustentáveis no desempenho e rentabilidade.

Nossos produtos incluem desde equipamentos e sistemas para mineração e construção até válvulas de controle. Nossos clientes contam com uma ampla gama de serviços, com presença global em mais de 80 centros de serviços e cerca de 6.400 técnicos de serviços qualificados. A Metso é estritamente rigorosa quanto à segurança.

As ações da Metso estão listadas na NASDAQ OMX Helsinki, Finlândia, em 2015, as vendas líquidas da Metso alcançaram 2,9 mil milhões de euros. A Metso emprega mais de 12.000 especialistas em 50 países. Expect Results.

Compartilhar::
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Copyright ©2002-2016 Clipp Segs - Portal Nacional - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Maxthon, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto