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Salesforce.org apresenta estudo com visão detalhada do engajamento com ONGs

  • Escrito por  Lilian Cunha
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Mídias sociais são a principal fonte de informação sobre projetos sociais para 30% da Geração Y — número três vezes maior do que o da Geração X (11%)

A Salesforce.org, braço filantrópico da Salesforce (NYSE: CRM), lança hoje seu "2016 Connected Nonprofit Report" (Relatório de Organizações sem Fins Lucrativos Conectadas de 2016, em tradução livre). Foram entrevistados mais de 1.500 adultos que doaram ou se voluntariaram em projetos sociais nos últimos 12 meses com o objetivo de compreender o status atual dos projetos beneficentes e como as pessoas interagem com essas entidades.

Há uma mudança de cultura acontecendo no terceiro setor: o sucesso não é mais representado pelas quantias arrecadadas, mas pelo impacto percebido nas comunidades em que atuam. Consequentemente, doadores e voluntários esperam mais transparência e querem saber como seu tempo e dinheiro está impactando as causas que apoiam. O "2016 Connected Nonprofit Report" da Salesforce.org concluiu que 90% dos doadores acredita ser importante entender como seu dinheiro impacta as entidades apoiadas, mas mais da metade (52%) não sabe ao certo como suas doações são usadas.

"As expectativas dos voluntários e doadores estão mudando: eles esperam mais transparência, personalização e formas modernas de comunicação das entidades assistenciais", diz Allyson Fryhoff, Chief Customer Officer da Salesforce.org. "Há uma oportunidade clara para que as organizações usem tecnologia a fim de aprimorar as relações com seus doadores e voluntários, o que as ajudaria a atingir seus principais objetivos", finaliza.

O maior uso de tecnologia teve também um papel importante nessa mudança ocorrida no terceiro setor. Atualmente, muitos voluntários e doadores esperam que as entidades personalizem as comunicações e experiências de acordo com suas preferências pessoais. Na verdade, a pesquisa descobriu que 65% dos doadores aumentariam suas doações e 75% dos voluntários doariam mais tempo anualmente se percebessem que as entidades conhecem suas preferências pessoais.

"Na DonorsChoose.org, nossos e-mails de recomendação de projetos estão entre nossas melhores ferramentas de interação com doadores. Os e-mails sugerem um projeto de sala de aula exclusivo que cada doador provavelmente gostaria de apoiar com base em suas doações e pesquisas passadas", diz Katie Bisbee, CMO da organização sem fins lucrativos com objetivos educacionais. E complementa: "As pessoas doam tempo e dinheiro por motivos distintos. As organizações sem fins lucrativos precisam entender o que as motiva a doar e usar todas as ferramentas disponíveis para demonstrar impacto real e tornar a experiência mais pessoal".

O estudo foi conduzido on-line pela Harris Poll em nome da Salesforce.org entre 9 e 13 de setembro de 2016. Para baixar o “2016 Connected Nonprofit Report” da Salesforce.org, acesse: http://salesforce.org/connected-nonprofit-report-16

Principais conclusões:
As organizações sem fins lucrativos podem estar perdendo dinheiro e tempo de voluntariado por não interagir com seus apoiadores de formas mais personalizadas e modernas.

● 65% dos doadores aumentariam suas doações anualmente se percebessem que as entidades realmente os conhecem e 75% dos voluntários doariam mais tempo anualmente;
● 80% dos doadores e/ou voluntários acreditam que suas entidades assistenciais têm pouco ou nenhum conhecimento sobre suas preferências pessoais;
● Os representantes da Geração Y (18-34 anos) concordam que se envolveriam mais com as organizações sem fins lucrativos (46%) — e teriam mais probabilidade de fazer doações (41%) — se houvesse um aplicativo móvel para isso.

Embora os apoiadores ainda se envolvam com as entidades de maneiras mais tradicionais, eles gostariam de fazê-lo por meio de tecnologias modernas.

● 30% dos representantes da Geração Y descobrem novas oportunidades por meio das mídias sociais — quase 3 vezes mais que os representantes da Geração X com mais de 55 anos (11%);
● 48% dos representantes da Geração Y prefeririam doar pelo site da organização e 19% prefeririam usar aplicativos móveis;
● Os dois principais canais de doação atuais são pessoalmente (51%) e por telefone (43%).

Metodologia
A pesquisa foi conduzida on-line nos EUA pela Harris Poll em nome da Salesforce.org entre 9 e 13 de setembro de 2016. Um total de 2.093 pessoas com 18 anos ou mais responderam. Entre elas, 1.609 haviam apoiado alguma organização sem fins lucrativos nos últimos 12 meses. A pesquisa on-line não é baseada em uma amostra de probabilidade; portanto, não há como calcular uma margem de erro teórica. Para obter mais informações sobre a metodologia da pesquisa, incluindo variáveis, entre em contato com Annie Vincent pelo e-mail . Para baixar a versão completa do “2016 Connected Nonprofit Report”, acesse: http://salesforce.org/connected-nonprofit-report-16

Sobre a Salesforce

A Salesforce, plataforma de sucesso ao cliente e empresa de CRM número 1 do mundo, capacita empresas a se conectarem com os clientes de uma forma completamente nova. Para mais informações sobre a Salesforce (NYSE: CRM), visite: www.salesforce.com/br/.
Quaisquer serviços ou recursos mencionados neste ou em outros comunicados de imprensa ou declarações públicas inéditas não estão disponíveis no momento e não podem ser entregues no momento. Os clientes que adquirirem aplicativos Salesforce devem tomar suas decisões de compra com base em características que estão atualmente disponíveis.

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