Esportes Radicais E A Superação Individual

• Escrito por  Thiago
  • Publicado em Demais

Quem nunca viu um amigo começar despretensiosamente a praticar exercícios físicos e engatar, de repente, em aventuras cada vez mais radicais?

A sensação de risco e incerteza que alguns esportes proporcionam a seus praticantes é engolida pelo sentimento de superação que invade as pessoas logo após o fim dessas atividades.

Não é por menos que a vontade de repetir a brincadeira ganha força, pois essa mistura de sensações chega a ser viciante e, apesar do medo, as aventuras acabam tornando-se um hábito para os mais fissurados.

A principal diferença dos esportes radicais, quando comparados aos exercícios mais leves, é a situação de risco em que eles colocam seus praticantes.

No momento de tensão, a adrenalina é liberada no corpo do atleta, fazendo com que sua frequência cardíaca aumente e com que suas reações de luta ou fuga, naturais do corpo humano, sejam ativadas.

Com esses estímulos, os praticantes de esportes radicais ganham confiança para realizarem os movimentos necessários para passar pelas situações mais adversas, seja pegando uma onda grande e ganhando velocidade em cima de uma prancha de surfe, seja saltando de um avião e caindo em queda livre com frio na barriga antes de abrir o paraquedas.

Para muitos, esse desafio pessoal de superar o medo é o grande atrativo dessas atividades. Rodrigo Macaco, conhecido no Instagram como Macaco das Galáxias, é um influenciador digital fã de esportes radicais que acumula quase 75 mil seguidores na plataforma.

Na busca por um novo esporte, Rodrigo, que mora nos Estados Unidos, conta que foi com um amigo brasileiro fazer um salto duplo em Boituva, no maior centro de paraquedismo da América Latina, e se apaixonou pelo voo: “O paraquedismo não é como qualquer outro esporte radical. A sensação de quase morte, de você ter que se salvar, é inexplicável. Você se sente mais vivo”.

Já para Bernardo Igreja, de 26 anos, também paraquedista, a superação pessoal não pode anular completamente o medo.

A ansiedade e a inquietação são sentimentos necessários para que ele se mantenha atento aos riscos inevitáveis do esporte: “A meu ver, superação é aceitar e abraçar esse medo, sabendo conviver de forma harmônica com ele em troca de uma recompensa que você sabe que vem.

Esse processo, gradativo e fundamental, é facilitado a partir do exato momento em que você entende e decide que saltar de um avião em movimento para ter alguns segundos de queda livre é algo que você quer para a vida inteira.”

Essa consciência é necessária e é de extrema importância para lembrar que atividades como rapel, surfe, paraquedismo e montanhismo, por exemplo, exigem muita responsabilidade de seus praticantes. “Muita gente acha que é só saltar, mas é um esporte como qualquer outro, que exige muita prática e dedicação. Se você não saltar por um certo tempo, você precisa fazer uma reciclagem. A frequência é muito importante para você poder acompanhar sua evolução”, explica Macaco.

O desejo de ir cada vez mais longe e de se superar não pode ultrapassar os limites de cada um, por isso o auxílio de instrutores ou a busca por escolas nesse processo é fundamental.

Mesmo os mais experientes devem ter cuidado com esse tênue limite entre viver o risco inerente ao esporte e de fato viver uma situação perigosa.

Se não é bom ignorar o medo durante a prática, deve-se aproveitar bastante o alívio que o corpo sente logo ao fim do exercício.

Muitas vezes, os esportes radicais são uma opção de fuga para o estresse diário e funcionam como terapia, assumindo esse papel no lugar de um dia de descanso. Saber aproveitar o bem-estar que eles trazem é essencial para aliviar as tensões do cotidiano.

Além dos benefícios psíquicos, como a superação pessoal, autoconfiança, coragem e o respeito com os próprios limites, eles também são responsáveis por melhoras físicas como a consciência corporal, equilíbrio, força muscular e coordenação motora. Algumas dessas modalidades podem facilmente substituir horas de academia e sessões de terapia.

Que tal experimentar e perceber todos esses benefícios em sua vida com o paraquedismo? Para os curiosos, fica o desafio para o primeiro salto e para a descoberta da sensação de liberdade e adrenalina.

Já para os mais ousados, fica o convite para o curso completo de paraquedismo na Escola de Paraquedismo de Boituva. Nada melhor que se aventurar em uma escola de qualidade no maior centro da modalidade na América Latina. É só entrar no www.boituvaparaquedismo.com.br e buscar a opção que melhor combina com a sua vontade. Vamos marcar esse desafio?