Preparação de produtor garante sucesso no campo

• Escrito por  aline toledo
  • Publicado em Demais

Em recente pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, constatou-se que produtores rurais de tabaco possuem uma renda bem acima da média brasileira, onde cerca de 80% ocupam as classes A e B. Este fato está diretamente ligado à orientação agrícola recebida pelos agricultores. Dos mais de 91 mil produtores considerados para o estudo, 98% se dizem bem informados sobre as técnicas de colheita segura do tabaco e recebem assistência técnica de empresas.

A produção agrícola da Souza Cruz, por exemplo, envolve a participação de 27 mil produtores rurais e a relação de ambas as partes se baseia no Sistema Integrado de Produção de Tabaco, cujo modelo está presente no país há quase um século e também é utilizado por outras culturas agrícolas. Com atuação efetiva no desenvolvimento dos fumicultores, a empresa capacita-os em temas como a gestão financeira da propriedade, com foco no incremento de qualidade e produtividade, para que haja, cada vez mais, margens sustentáveis. Iniciativas como essa permitem que a cultura do tabaco seja a principal geradora de caixa nas famílias onde está inserida, propiciando maior rentabilidade aos produtores.