Dicas De Viagem – Destino Europa Com As Crianças

• Escrito por  Adriana Veronez
  • Publicado em Demais

Por muito tempo acreditei que Europa era destino de adultos e não conseguia imaginar meus filhos felizes visitando museus... só que o Velho Mundo é muito mais que museus. Minha experiência mostra que Europa é destino para crianças sim. A primeira coisa é reduzir a ansiedade e entender que a viagem terá outro ritmo e pode ter imprevistos. O importante é equilibrar diversão, passeios, cultura, descanso e principalmente reservar tempo para brincar.

A vantagem é que tudo é muito perto, mas não caia na tentação de querer conhecer a Europa toda em 15 dias. Portanto, dedique pelo menos de 4 a 5 dias em cada cidade para fazer tudo com calma e poder ajustar a programação no caso de uma dor de barriga, febre ou simplesmente cansaço.

As dicas são de uma cidade que muitos não imaginam levar os filhos, mas acredite: Amsterdã é um destino que as crianças adoram. Não se prenda ao que ouviu em relação ao bairro da luz vermelha porque a Holanda tem um lado encantador perfeito para os pequenos. Não se assuste com o trânsito de bicicletas, desprenda-se dos padrões que está acostumado e mostre para seus filhos que muitas pessoas têm um modo de vida diferente do que estamos acostumados.

O que tem de bacana em Amsterdã, além do passeio pelos canais e muita diversão no Vondelpark:

· Museu Van Gogh - veja os autorretratos, encontre o quadro dos Girassóis e dos Comedores de Batatas.

· Museu Rijksmuseum - faça um caça ao tesouro e encontre o quadro Ronda Noturna de Rembrandt.

· Casa de Anne Frank - chame atenção deles para a passagem secreta e se possível assista ou leia o Diário de Anne Frank antes de viajar.

· Casa de Rembrandt – surpreenda-se ao ver que a cama da cozinheira fica na cozinha e que naquela época as pessoas dormiam sentadas.

As dicas são de quem já esteve em Amsterdã com os filhos e que retrato com detalhes no livro “Vovô já foi para Amsterdã”, um dos próximos lançamentos da Coleção Vovô Conhece o Mundo.

Reserve um dia para conhecer Haia. Lembra do Maurício de Nassau nas aulas de história? Além da referência que você pode fazer a invasão holandesa ao Brasil, a casa de Mauricio de Nassau, Mauritshuis, virou um museu muito bacana.

Procure o quadro A Moça do Brinco de Pérola, do renomado pintor Johannes Vermeer. Esse quadro é considerado a Mona Lisa dos holandeses. Se você gosta de cinema, assista o filme lançado em 2004, com a atriz Scarlett Johansson, que conta a história dessa belíssima obra. O Museu fica perto da estação de trem e todos podem ir caminhando. Depois do passeio em família, pegue um trenzinho (VLT) e passe o dia em Madurodam. Um parque que mostra a Holanda em miniatura e é diversão na certa.

Outra escapada que vale a pena é ir de trem a Zaanze Schans para conhecer moinhos. Visite o moinho de sementes, assista o filme que mostra o funcionamento do moinho e cuidado com o rato! Eles vão adorar! A cidade tem cheiro de chocolate por causa da fábrica que fica próxima à estação.

Viagem nunca é custo, e sim investimento. Contudo, se o orçamento estiver apertado, lembre-se que o livro é um incentivo à cultura, pois, além de nos transportar para lugares incríveis, marcam os primeiros carimbos no passaporte da vida.

Boa viagem!

SOBRE A AUTORA

Fernanda Braz é uma executiva, com mais de 25 anos de vivência profissional, e experiência no setor financeiro e multinacionais. Seu gosto por viagens, história e a crença de que a educação é a chave para transformar a vida das pessoas, foram ingredientes que a desafiaram no processo de conciliar o mundo corporativo com um projeto de vida. Inspirada pelos filhos e motivada pela possibilidade de contribuir no processo de aprendizagem de muitas crianças, Fernanda tem dedicado grande parte do seu tempo livre na realização deste projeto. A autora nasceu dia 13 de abril de 1972 em São Paulo, onde vive com sua família.