TRC Sustentável apresenta Planos de Expansão para 2016 e Expectativas para 2017

• Escrito por  Fatos&Ideias Comunicação
  • Publicado em Demais

Rede de franquias única no Brasil em serviços de consultoria e desenvolvendo projetos para economia de água tem em vista um faturamento de até R$2 milhões no próximo ano

Quando pensávamos que o problema da falta de fornecimento de água por conta de ausência de chuvas e reservatórios vazios tinha acabado, entrou no Brasil outra pauta que continua mantendo a “água” no centro das atenções como um importante e fundamental elemento a ser preservado. Estamos falando da crise econômica, que colocou todos os consumidores debruçados sobre suas contas de energia para verificação das mesmas.

Prevendo a situação, foi criada em 2004, em Goiânia (GO) a TRS Sustentável. A marca atua no mercado oferecendo consultoria e projetos para economia de água. Inserida no franchising em 2013, seus serviços podem ser aplicados tanto em imóveis físicos quanto jurídicos. Única a oferecer esses tipos de serviço, no mercado de franquias, a TRC vem, ano a ano, dissipando sua marca pelo Brasil e fazendo sucesso por onde passa.

Em 2016 o cenário foi positivo. Mesmo com o período sendo destinado à reestruturação da rede, o negócio não parou de crescer e conquistou bons números. Segundo o diretor executivo da TRC, Anderson Silva, foram inauguradas 22 novas unidades, completando assim o quadro de 40 unidades, no total. E o faturamento bruto da Rede que chegou a R$840 mil.

“Este ano focamos no fortalecimento da marca e, por isso, destinamos mais tempo a mudanças (internas e externas). Aperfeiçoamos o sistema de gestão de franqueados para facilitar processos do dia a dia, como solicitações de orçamento e comunicação entre a franqueadora e os franqueados. Entretanto, não deixamos de atender a demanda pelos serviços, o que nos garantiu bons resultados. Tudo dentro do que esperávamos”, explica.

Do total de novas operações, cinco unidades foram abertas na capital do Rio de Janeiro e uma em Niterói (RJ). Minas Gerais recebeu sete; nas cidades de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Betim, Divinópolis, Varginha e Montes Claros.

“Menu” de serviços

O aprimoramento dos serviços da rede e a criação de novas soluções em economia de água foram itens de destaque da TRC em 2016. A empresa que já era conhecida no mercado pelo Programa de Gestão de Água (PGA) e pelo “Acha Vazamento” – dois serviços/produtos exclusivos da TRC nesse mercado – inovou ao oferecer também novos produtos aos consumidores e facilidades aos franqueados.

Estamos falando das Cisternas Modulares (kit Reuso), direcionadas ao consumidor final. São reservatórios projetados para captar água da chuva e da máquina de lavar, que possam ser utilizadas na limpeza da casa, calçadas, carros e até em descargas sanitárias. É um produto ecologicamente correto que auxilia no uso racional de água, podendo gerar uma economia de até 50% no consumo de água potável no imóvel. “Elas possuem um sistema de filtragem com filtro clorador, é compacta, estética e disponibilizada em até cinco cores e a capacidade de captar 150, 600, 1 mil e 1.050 litros de água.O cliente tem a opção de escolher a que melhor se encaixa em seu imóvel”, complementa Anderson.

Houve também inovações em parcerias. “Passamos a desenvolver trabalhos com a H2Tec e Tecnotri, que por meio da alta tecnologia que oferecem, vieram para somar e ampliar os serviços oferecidos pela rede”. A primeira no fornecimento de torneiras automáticas com sensores de presença e a segunda, de produtos de plásticos rotomoldados.

Com essas uniões foi possível viabilizar o oferecimento de um novo serviço: o Sistema Automatizado para Economia de Água. São soluções que viabilizam o uso racional e consciente da água por meio de torneiras sensorizadas, pedais e secadores de mãos. “A economia é estimada em 35% a 80% na conta de água com a instalação destes produtos”, conta o diretor. “E o grande diferencial, perante a concorrência, são os preços mais acessíveis, porém, com a mesma qualidade conhecida no mercado”, reforça ele.

Um Clássico da TRC

No entanto, o mais importante serviço da TRC, o PGA (Projeto de Gestão de Água), foi o grande protagonista de 2016. “Conseguimos resultados surpreendentes, principalmente de bons trabalhos desenvolvidos por franquias recém-inauguradas da rede, como o caso das unidades de Juiz de Fora e Monte Claros, que conseguiram percentual de 80% e 74% nas contas de água de seus clientes, quando o comum é de 60%”

“No caso de Juiz de Fora, a conta de água do cliente foi de R$ 369,42 para R$ 71,60”, conta Anderson. Para ele, isso é um grande incentivo e argumento para que outros franqueados busquem novos clientes, provando que é possível se atingir ótimos percentuais de economia em residências, e não somente em condomínios, empresas ou indústrias.

Foco em 2017

E para o ano que entra, as expectativas são altas. Estima-se que o faturamento bruto de 2016 mais que duplique, chegando a R$ 2 milhões até o final de 2017. Além disso, atualmente a Rede pretende chegar a 70 unidades, no total. E de que forma a TRC fará isso? Com um plano de expansão que visa as principais capitais do Brasil, e cidades da região Norte do país, que ainda não conhecem a rede.

O aperfeiçoamento dos serviços da TRC também está no planejamento da rede para o ano que vem. “Buscaremos parcerias com empresas que trabalham com energia fotovoltaica para agregar soluções que envolvam redução de custos e sustentabilidade. A ideia é que os franqueados possam oferecertambém soluções em energias renováveis”, explica Anderson. “Além disso, pretendemos lançar um neutralizador de odores, capaz de higienizar ambientes gastando pouca quantidade de água”, adiante.

Sobre a TRC

A TRC Sustentável (Tecnologia em Redução de Custos) é uma rede voltada para o desenvolvimento e comercialização de projetos voltados à sustentabilidade, auxiliando na preservação do meio ambiente. Fundada em 2004, a empresa adotou o modelo de franchising em 2013, e hoje possui 40 unidades em 15 estados brasileiros. A TRC Sustentável se destaca no mercado por seus projetos e serviços exclusivos que auxiliam na redução de consumo de água significativamente. Entre eles o PGA, um projeto que inclui consultoria, know how, prestação de serviços e dispositivos aplicados que evitam desperdício de água, gerando economia.