Small Cell Forum e 5G Americas Colaboram em Desenvolvimento de Melhores Práticas para Implementação de Células Pequenas

• Escrito por  Ed Howson
  • Publicado em Demais

Londres, Reino Unido, e Bellevue, WA, EUA, 19 de dezembro, 2016 - O Small Cell Forum (SCF) e a 5G Americas anunciaram hoje o lançamento de dois relatórios detalhados para viabilizar a implementação eficiente de células pequenas. As duas principais organizações do setor sem fio trabalharam em conjunto para produzir os relatórios, chamados de Localização de Células Pequenas: Simplificando Processos e Procedimentos Administrativos e Células Pequenas de Host Neutro para Múltiplas Operadoras: Fundamentos, Arquiteturas, Planejamento e Regulamentação.

O documento é o primeiro documento produzidos depois do acordo realizado entre a SCF e a 5G Americas, estabelecido especificamente para suportar e simplificar questões regulatórias e de planejamento ligadas às implementações densas de Redes Heterogêneas (HetNets), que devem ser comuns no cenário futuro de mobilidade baseada em 5G e onde as células pequenas serão componentes importantes. Profissionais de ambas as organizações e seus associados trabalharam juntos para escrever os dois relatórios. O objetivo da parceria é de eliminar possíveis barreiras e enfrentar desafios que podem atrasar a implementação bem-sucedida de células pequenas. Considerando as atuais políticas regulatórias e os custos frequentemente associados à infraestrutura de células tradicionais, a instalação de milhões de células pequenas adicionais será um grande desafio.

De acordo com uma previsão de 2016 divulgada pela Mobile Experts, as vendas de Células Pequenas para implementação em ambientes corporativos, rurais, residenciais (SOHO) e urbanos devem crescer mais que cem por cento, de aproximadamente 4 milhões em 2016 para praticamente 10 milhões em 2020.

No futuro, a SCF e a 5G Americas devem continuar sua colaboração, criando e apoiando outras iniciativas que ajudam operadoras a oferecerem os serviços que seus clientes querem, e realizar os benefícios comerciais e sociais de maior conectividade.

“A SCF e a 5G Americas, e seus associados, possuem muita experiência com a implementação das HetNets, que serão fundamentais para a tecnologia 5G”, disse David Orloff, Presidente do Small Cell Forum e Diretor de RAN Product Introduction, AT&T. “Esses relatórios práticos incluem conselhos e melhores práticas importantes para o setor inteiro, baseados em lições aprendidas durante implementações no mundo real. O nosso objetivo é de eliminar as barreiras técnicas que dificultam a implementação de células pequenas e incentivar um ambiente regulatório consistente que apoia a tecnologia no mundo inteiro”.

O relatório Localização de Células Pequenas foi desenvolvido para acelerar a entrega de HetNets densas, analisando como as várias partes interessadas podem cooperar para realizar todo o potencial das células pequenas. O documento também foi produzido para informar as partes interessadas, inclusive os fornecedores de equipamentos, operadoras, integradores, políticos e administradores locais envolvidos no processo de aprovação, aceitação e implementação da camada de células pequenas em redes móveis.

O relatório Células pequenas de host neutro e múltiplas operadoras descreve o valor que as células pequenas já oferecem para empresas e operadoras e os fortes argumentos para implementar células pequenas em ambientes de host neutro ou múltiplas operadoras, especialmente no contexto empresarial. O relatório também descreve algumas das barreiras mais comuns para a adoção de células pequenas, analisando as soluções existentes e emergentes; e destaca as lições que podemos aprender dos Sistemas de Antenas Distribuídas (Distributed Antenna Systems - DAS) e da tecnologia Wi-Fi.

“Durante os últimos três anos, a 5G Americas trabalhou em várias iniciativas focadas no desenvolvimento e implementação bem-sucedido da tecnologia 5G, e a colaboração entre organizações globais é especialmente importante nesse momento”, disse Chris Pearson, Presidente da 5G Americas. “Através de nossa parceria com a SCF, duas das maiores associações do setor podem compartilhar seus recursos e destacar a importância de HetNets densas, que, além de facilitar e apoiar gerações futuras de redes, já oferecem conectividade melhor e mais eficiente”.

Os dois relatórios podem ser descarregados gratuitamente dos sites do Small Cell Forum e da 5G Americas.

Sobre a SCF
A missão do Small Cell Forum é de apoiar a adoção de células pequenas em grande escala e acelerar a distribuição de HetNets integradas. O nosso programa de trabalho está focado em duas áreas - Implementação de HetNets Hiperdensas e Viabilização da Empresa Digitalizada. Todos os projetos do Forum na HetNet estão divididas entre essas duas áreas, criando uma plataforma robusta na transição para a 5G.

A nossa organização segue as orientações da comunidade de operadoras. Ou seja, as operadoras que fazem parte da organização estabelecem suas necessidades, que servem como base para as atividades e documentos produzidos por nossos grupos técnicos. Hoje, nossos associados estão trabalhando em soluções que incluem a integração de células pequenas/Wi-Fi, evolução SON, virtualização da camada de células pequenas, adoção massiva através de host neutro de múltiplas operadoras, uma abordagem comum para APIs de serviços para suportar a comercialização e a integração de células pequenas com os padrões para o desenvolvimento futuro da 5G.

O Conselho da SCF inclui a Airspan, AT&T , Cisco, CommScope, Ericsson, Huawei, ip.Access, Node-H, Nokia, Qualcomm, Reliance Jio, Samsung Electronics America, Softbank, SpiderCloud Wireless, e Vodafone.