Compras de Natal para as crianças

• Escrito por  Monica Neves
  • Publicado em Demais

Pais devem ficar atentos na compras de brinquedos para evitar acidentes com peças que possam ser engolidas por seus filhos

Faltando poucos dias para o natal, muitos pais já começaram as compras dos presentes. E opções de brinquedos para as crianças não faltam, mas é preciso ficar atento na hora das compras.

Brinquedos considerados inadequados ou inapropriados para a idade da criança podem trazer sérios problemas para a saúde. Para evitar que a brincadeira se torne uma dor de cabeça, nunca é demais recomendar aos pais que tenham cautela e aumentem a supervisão dos filhos quando o assunto é brinquedos e outras peças que possam ser engolidas.

O médico gastroenterologista responsável pelo serviço de endoscopia do Hospital Nossa Senhora das Graças (HSNG), Dr. Guilherme Gomes, explica que a faixa de idade mais crítica é entre os sete meses e os cinco anos. “Essa é considerada a fase oral, justamente quando a criança tem o hábito de colocar tudo na boca e com a evolução da deglutição a atenção deve ser redobrada”, afirma.

Quando uma criança engole uma peça, muitas vezes é possível tirar o corpo estranho por endoscopia. Mas o maior perigo são outras complicações que o objeto pode causar, como perfurações intestinais, infecções e sufocamentos, que podem até levar à morte. “Se o brinquedo ou objeto é aspirado, pode ocorrer sufocação, infecções de vias respiratórias e broncoespasmos, que, conforme a gravidade, também podem provocar tragédias”, alerta a pediatra do HNSG, Dra. Clarice Arns da Cunha Warnecke.

Para evitar acidentes, é fundamental que os pais fiquem atentos aos brinquedos e às brincadeiras e conversem com as crianças sobre os perigos de colocar na boca objetos estranhos. “Caso a criança leve algum objeto à boca, este deve ser retirado imediatamente e com delicadeza, para que não venha a ser engolido. Desaloje o objeto da garganta o mais rápido possível, a fim de evitar asfixia”, ensina a pediatra do HNSG.