Altenburg e Karsten lançam produtos desenvolvidos por alunos de moda e design no SCMC
Duas das principais empresas catarinenses adaptaram ideias desenvolvidas pelos estudantes através da interação proposta pela plataforma. Altenburg traz ao mercado um novo modelo de saia box e Karsten uma toalha para o Natal com luz de LED
Há 11 anos o Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) desenvolve a interação entre a academia e o mercado. O objetivo deste processo é que os estudantes vivenciem os desafios reais das indústrias e as companhias tenham um olhar externo e voltado à inovação que os alunos trazem. Embora o foco não seja a criação ou alteração de produtos, algumas empresas acabaram aproveitando as ideias desenvolvidas no processo. É o caso da Altenburg e a Karsten, que estão levando ao mercado itens pensados no SCMC.
A Altenburg apresenta na convenção de vendas um novo modelo de saia box, com a aplicação de zíper para facilitar a retirada para lavagem. A ideia surgiu na segunda edição do Design Camp, que aconteceu no início de novembro deste ano. Rafael Locks, gerente de produto e marketing, comenta que a simplicidade e a originalidade da ideia surpreenderam a empresa. "Quando vimos a apresentação do primeiro protótipo percebemos o potencial de mercado do produto. As equipes de estilo e engenharia da empresa realizaram os ajustes para viabilizar o projeto em escala industrial", diz. O item chega às lojas em 2017 e a expectativa é que represente 5% das vendas desta categoria já no primeiro ano.
Já a Karsten trouxe ao mercado este ano uma ideia que foi executada no Design Camp de 2015: uma toalha de mesa especial para o Natal, com uma fita de LED que pode ser lavada na máquina convencional. Ela funciona à pilha e, de acordo com Julio Cesar dos Santos, do desenvolvimento de produto, é uma soma de ideias entre os estudantes e os profissionais da empresa. "A linha mesa é uma das mais fortes da Karsten e o Natal é bastante representativo. Nós desenvolvemos a tecnologia com empresas parceiras e levamos para os alunos o desafio de construir conjuntamente essa ideia conosco", destaca. O produto chegou ao mercado em novembro.
A presidente do SCMC, Amélia Malheiros, destaca que a plataforma cumpre a sua função quando desperta nas empresas o desejo de inovar, de trazer novas soluções e de repensar seus processos e produtos. "Quando conseguimos antecipar tendências de comportamento e consumo, colocando o consumidor no centro stamos compartilhando nosso propósito. As nossas entregas se dividem entre capacitação e provocação. E a Altenburg e a Karsten mostraram que estão aproveitando isso não só internamente, mas também levando uma amostra ao mercado. Isso é muito positivo para todos os envolvidos", finaliza. Das inovações propostas para as empresas, tem mais ideiais que podem se concretizar em 2017, comemora Amélia.
Sobre o SCMC
O Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) é uma plataforma colaborativa que conecta empresas e universidades de moda e design para capacitar pessoas, fomentar a inovação, estimular ambientes pulsantes e ressignificar protagonismos.
Em mais de 10 anos de atuação, mais de 50 empresas catarinenses já passaram pelo SCMC e 25 instituições de ensino aderiram à plataforma através da participação dos seus alunos. Foram mais de 400 eventos de capacitação que impactaram cerca de 30 mil profissionais e acadêmicos. Juntas, as empresas associadas faturam R$ 4 bilhões.
Atualmente, 16 empresas fazem parte da plataforma: Altenburg, Audaces, Cia. Hering, Círculo, Copa&Cia, Coratex, Cores e Tons, Dudalina, Fakini, HI Etiquetas, Karsten, Lepper, LOA Underwear, Marisol, Meu Móvel de Madeira e Tecnoblu.
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".