A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Turbo Brasil recebe Prêmio Nacional da Qualidade de excelência em gestão

  • Escrito por  Nathália Freitas
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Turbo Brasil recebe Prêmio Nacional da Qualidade de excelência em gestão

Companhia foi a única pequena empresa do Sudeste a receber a premiação que reconhece organizações que promovem a inovação na gestão em busca da excelência; práticas inéditas levaram a instituição a um excelente desempenho financeiro mesmo em um momento de instabilidade financeira

Os mineiros podem se orgulhar de uma importante conquista: uma empresa mineira, a Turbo Brasil, conquistou uma das mais significativas premiações de qualidade do país, que reconhece as organizações nacionais que são referência em excelência em gestão, o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). A Turbo Brasil, especializada em reforma e reparação de componentes de motores a diesel, foi a única pequena empresa do Sudeste a receber em 25 anos, o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), promovido pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). A empresa foi reconhecida com destaque no critério Processos, devido ao modelo de administração criado pelos próprios sócios, com base em metodologias consagradas como o Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da FNQ. Segundo o presidente da organização, Glauco Diniz Duarte, a conquista da premiação prova que mesmo as empresas de pequeno porte podem implementar ferramentas eficazes de gestão e desenvolver seus próprios métodos de acordo com as demandas internas para conquistarem excelência na gestão e crescimento expressivo. “Em um momento de grande adversidade e crise no país, queremos servir de inspiração para que outras organizações possam investir em modelos de gerenciamento dos negócios para obterem bons resultados com crescimento sustentável”, destaca.

A empresa desenvolveu ferramentas para aperfeiçoar a gestão e implementou indicadores de desempenho financeiro em todos os projetos para acompanhar o processo de produção, desde a venda do serviço até a entrega, que levaram a organização a atingir excelentes índices de desempenho com o aumento das receitas operacionais em 21,4% e da lucratividade em 54,06%, no período de janeiro a setembro de 2016.

As práticas adotadas pela Turbo Brasil foram criadas a partir de modelos como a organização do fluxo de atividades, monitoramento dos indicadores e identificação das oportunidades de melhorias com a utilização das ferramentas de gestão baseada em Lean Manufacturing, Sistema Just-in-Time de Produção, Teoria das Restrições (balanceamento de linha) e indicadores de desempenho utilizando gráficos de controle estatístico (Six Sigma).

Uma das ferramentas inéditas criadas foi o sistema Triângulo, que mantêm o volume de estoque estável, sem prejudicar a produção, definindo os limites de compras de maneira antecipada, vinculando os recursos atuais e futuros, permitindo assim uma quantidade maior de capital de giro e controle financeiro. Outro modelo criado é o Circularização econômico-financeiro, que auxilia a gestão, pois permite identificar com exatidão onde os recursos estão, diagnosticando perdas, desperdício, desvios, custos excessivos, além de permitir uma visão global para tomada de decisão em relação a investimentos futuros. Os diversos mecanismos criados foram essenciais para a conquista do Prêmio PNQ.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo