A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Hoje é dia dos profissionais que erguem as cidades

  • Escrito por  COMUNICAÇÃO SEM FRONTEIRAS
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Nesta terça-feira, 13/12, é comemorado o Dia do Pedreiro, uma profissão sem muita pompa, mas com enredos de superação, que são exemplo de majestade

No final do expediente, estão sujos de terra e cimento. As mãos grossas e calejadas indicam o esforço necessário a cada dia. Mas, graças a sua dedicação, erguem-se, tijolo a tijolo, as cidades em que vivemos, as casas que nos abrigam e os edifícios onde trabalhamos. A maioria tem origem simples, são iletrados, mas dotados de inteligência, disposição e garra. Assim, superam-se e vencem desafios.

O engenheiro Thiago Libório explica que o processo construtivo se modernizou e, atualmente, muitas máquinas facilitam o trabalho dos pedreiros. Algumas funções passaram a ser mecanizadas mas, ainda assim, eles continuam sendo imprescindíveis em uma obra. “Eles estão presentes do o início ao acabamento da obra”, ressalta o engenheiro da Queiroz Silveira Construtora e Incorporadora, Thiago Libório.

Uma dessas histórias inspiradora é a do pedreiro de 39 anos, Ailmar Nicacio Pereira. Depois de passar a infância na roça na cidade de Alagoinhas na Bahia, foi para Salvador, onde aprendeu na prática a profissão. Aos 17 anos, já trabalhando como pedreiro desembarcou em Goiânia, onde mora até hoje. Há 2 anos e 5 meses, ele trabalha na Queiroz Silveira Construtora, e diz sentir muito orgulho da profissão. “Hoje, vejo gente reclamando da vida com serviço de ajudante, fazem isso por que não fazer idéia de como era o trabalho antigamente. Era tudo no cabo da inchada, nada vinha pronto, agora é bem mais tranquilo”, conta. Ele tem sonhos auspiciosos, já fez vários cursos e tem planos para o futuro, o próximo é de mestre de obras. “Mas eu não paro por aí, a ideia é ganhar melhor para pagar o curso de engenharia”, ressalta.

Há oito anos o pedreiro Mauricio dos Santos Reis chegou à Goiânia do Piauí e desde então trabalha na Dinâmica Engenharia, hoje, na obra do Residencial Detail Vaca Brava. O cargo inicialmente era de servente, mas com esforço e dedicação conseguiu ser promovido. “Logo depois que me tornei pedreiro consegui comprar meu lote. Cada tijolo da minha casa até o acabamento do piso fui eu mesmo quem fiz, não paguei um real de mão de obra”, conta orgulhoso.

Para ele, a profissão também tem evoluído com o tempo e como em qualquer outra, se profissionalizar e fazer atualizações é preciso. “A Dinâmica não me deu só o emprego, aqui eles me dão também oportunidade. Eu já tinha o ensino médio completo, daí fiz curso de informática, de leitura de projetos, de máquinas manuais. Tudo isso tem colaborado para me tornar cada dia melhor no que faço”, diz Maurício.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo