A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Indústrias devem ter cuidado extra com o óleo solúvel nas férias coletivas

  • Escrito por  Diálogo Assessoria de Imprensa
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Quimatic Tapmatic disponibiliza para download ficha de controle que permite acompanhar todos os dados importantes da solução.

No período de férias coletivas, o cuidado com o óleo solúvel nos reservatórios das máquinas deve ser ainda maior. Afinal, é justamente neste intervalo que o lubrificante costuma ficar sem movimentação e sem a devida reposição de concentrado, o que aumenta o risco de contaminação e, consequentemente, pode levar à perda precoce da solução.

A fabricante de especialidades químicas Quimatic Tapmatic alerta para algumas práticas que ajudam a manter o óleo solúvel no reservatório sempre em condições ideais de uso, garantindo a qualidade da emulsão.

De acordo com a empresa, cuidados consistem basicamente em controlar o pH (potencial de hidrogênio), a taxa de diluição (Brix), remover o trampoil e, eventualmente, corrigir a emulsão caso a mesma apresente algum desvio.

O pH de uma emulsão de óleo solúvel deve ficar entre 8,5 e 10,5. Caso ocorra redução, isso significa que a solução está contaminada e o número de microrganismos começou a crescer. “Nesse caso, é necessário corrigir a solução com preservante para eliminar a contaminação microbiana e com alcalinizante para corrigir o pH”, explica Marcos Pacheco, químico sênior da Quimatic Tapmatic. “É importante ressaltar que se o pH estiver abaixo de 7, deve-se optar pela troca da solução no reservatório.” O profissional lembra que existem diferentes maneiras de medir o pH, mas a mais simples e utilizada é a fita de medição de pH, que pode ser encontrada facilmente para compra.

Outra medição importante é a da taxa de diluição. Conferida por meio de um refratômetro em escala de Brix, esta checagem serve para verificar a concentração de óleo que a solução possui no reservatório. Caso esta concentração esteja abaixo do especificado pelo fabricante, também é necessária a correção, pois se o reservatório contar com mais água que o determinado, as partes metálicas da máquina podem ser danificadas pela corrosão.

A Quimatic Tapmatic também enfatiza a necessidade de combater o trampoil, óleos estranhos (barramento e hidráulico) que caem no reservatório da máquina. Esses óleos dificilmente se misturam na emulsão e, como consequência, criam uma nata na superfície do reservatório, impedindo a oxigenação do óleo e causando redução do pH. Existem no mercado equipamentos próprios para a remoção do trampoil, chamados de “skimmer”, que podem ser de disco ou correia, por exemplo.

Por fim, é imprescindível que as indústrias recorram à assessoria prestada pelo fabricante do óleo solúvel, para assim garantir o devido controle e a qualidade da emulsão presente no reservatório de cada máquina.
Pensando em facilitar o trabalho dos profissionais responsáveis pelo óleo solúvel nas indústrias, a Quimatic Tapmatic disponibiliza uma ficha de controle onde é possível inserir todos os dados importantes para verificação e histórico da solução. Baixe a sua ficha pelo link a seguir: http://www.quimatic.com.br/ficha-de-controle-oleo-soluvel.php

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo