TOKIO MARINE SEGURADORA

Parceria entre a Aperam BioEnergia e apicultores amplia renda de mais de 100 famílias no Vale do Jequitinhonha

  • Escrito por  Marília Alves
  • Publicado em Demais
  • Imprimir

Apiários instalados nas florestas de eucalipto da empresa geram 300 toneladas de mel ao ano

Nas florestas de eucalipto da Aperam BioEnergia – empresa que produz e comercializa carvão vegetal, mudas, sementes e tecnologia, a partir de suas reservas renováveis, localizada no Vale do Jequitinhonha – nasce o Apicultura em Rede. O projeto, desenvolvido pela empresa em 2006, em parceria com as associações de apicultores locais, promove fonte de trabalho e renda para as comunidades e busca consolidar a região como um dos principais polos da apicultura de Minas Gerais e do País.

Atualmente, 100 produtores e seus familiares participam do programa nos municípios de Itamarandiba e Veredinha. Já são 13 mil apiários instalados, responsáveis pela produção anual de 300 toneladas de mel. O produto é vendido a uma empresa de Ipatinga, que o exporta, gerando receita de R$ 3 milhões para os apicultores.

Como resultado do projeto, a cidade de Itamarandiba foi considerada a maior produtora de mel do Estado e a 9ª no ranking brasileiro, segundo dados do IBGE, da Pesquisa da Pecuária Municipal 2010. “A parceria com a Aperam BioEnergia veio para fortalecer o trabalho dos apicultores. Consequentemente o Vale do Jequitinhonha foi beneficiado, tornando-se reconhecido como polo produtivo de mel.”, conta o presidente da AAPIVER (Associação dos Apicultores de Veredinha), José Alves de Azevedo.

A apicultura é tida como uma atividade complementar para a maioria das pessoas beneficiadas, que exercem outras ocupações remuneradas - no geral, são produtores rurais. Após a implantação e incentivos do programa, os apicultores passaram a receber maior receita do que no passado, devido ao aumento da produção e ascensão das vendas para o mercado externo.

Há três anos, Daniel dos Santos Fernandes, associado da APITA (Associação dos Apicultores de Itamarandiba), participa do programa e integra o grupo gestor do Projeto Apicultura em Rede no Vale. Para ele, “a consultoria ensinou o manejo correto das colmeias, que permite evitar a perda de abelhas e melhorar a colheita e a qualidade do mel”. Bem orientado quanto às boas práticas de produção e de manejo, Daniel Fernandes viu os lucros aumentarem com a atividade e pôde abrir mão da sua carreira como representante comercial para dedicar-se somente à apicultura.

A Aperam BioEnergia mapeia regiões dentro da sua área de atuação aptas a participar do Apicultura em Rede e faz o contato com as entidades de classe. As associações interessadas passam por uma capacitação, para alinhamento quanto às regras e condutas. Por meio de editais, os produtores interessados inscrevem-se no programa e durante dois anos podem usar as áreas das florestas para introduzir suas colmeias. A única exigência é que os apicultores associados tenham o curso – nível básico – do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Além disso, a empresa oferece diversos cursos de aperfeiçoamento profissional em parceria com a instituição e com o Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais). Em contrapartida, cerca de 1% da produção do mel é destinada à empresa, que a distribui para instituições filantrópicas no Vale do Jequitinhonha e seus empregados entre outros públicos.

“Um dos objetivos da Aperam BioEnergia é promover projetos que impulsionam o desenvolvimento da região. Esse programa é fundamental para o Vale do Jequitinhonha na medida em que oferece capacitação e gera renda para os apicultores, tornando-os também agentes de preservação ambiental”, afirma Edimar de Melo Cardoso, diretor de operações da Aperam BioEnergia.

Em 2013, o Projeto de Apicultura da Aperam BioEnergia foi estendido para as Associações de Apicultores de Veredinha e Apicultores de Mendonça. Recentemente a empresa realizou ações para levar o projeto aos municípios de Minas Novas, Turmalina e Capelinha.

Sobre Aperam BioEnergia

Instalada no Vale do Jequitinhonha-MG, a Aperam BioEnergia produz e comercializa carvão vegetal, madeira, mudas e sementes, a partir de florestas renováveis de eucalipto em Minas Gerais. As atividades da empresa geram cerca de 1.200 empregos diretos na região e são referência na adoção de modelos de gestão sustentável. A colheita, a carga e descarga do forno, o transporte, entre outras fases da carbonização da madeira são totalmente mecanizadas, utilizando os mais avançados equipamentos do segmento florestal. A empresa segue os Princípios e Critérios do FSC® – Forest Stewardship Council, amplamente aceitos pela comunidade internacional como principal referência de práticas de sustentabilidade no setor. As florestas de eucalipto da empresa têm capacidade de produzir 400 mil toneladas de carvão vegetal por ano e localizam-se nos municípios de Itamarandiba, Capelinha, Veredinha, Turmalina e Minas Novas.

Sobre Aperam South America

A Aperam South America é uma produtora integrada de aços planos especiais inoxidáveis, elétricos e ao carbono. A partir de uma gestão baseada nos valores liderança, inovação e agilidade, consolida-se como líder no mercado brasileiro em seu segmento. Sua planta industrial, localizada em Timóteo-MG, possui capacidade produtiva total de 900 mil toneladas de aço líquido por ano. Em sua trajetória de mais de 70 anos, a empresa possui amplo portfólio destinado a segmentos como automotivo, construção civil, energia, transportes, linha branca, utilidades domésticas e saúde. Desde 2011, integra o Grupo Aperam, composto de outras cinco plantas industriais na França e na Bélgica cuja capacidade instalada alcança 2,5 milhões de toneladas de placas de aço por ano.

Compartilhar::
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo