Instituto de Inovação em Longevidade e Produtividade, do Sesi no Paraná, apresenta soluções para transformações e oportunidades diante de novos cenários de trabalho

• Escrito por  Imprensa FIEP
  • Publicado em Demais

Com o aumento da expectativa de vida do brasileiro e eminente reforma previdenciária, é imprescindível repensar na relação com o trabalho no futuro

O Brasil vive hoje uma agressiva mudança no perfil da população, alterando a pirâmide etária do país. Em 1991, 28% da população brasileira era composta por jovens entre 15 e 29 anos. Em 2010, esse percentual caiu para 27%. A previsão para 2060 é que o percentual seja de 15%. Essa mudança de perfil do brasileiro traz à tona diversos problemas e polêmicas, como a já discutida reforma da previdência no país.

Nesse contexto, as empresas podem atuar como agentes facilitadores, fornecendo estímulos e apoio ao trabalhador em função do planejamento do futuro profissional, que é uma responsabilidade individual para as pessoas. A partir desse desafio, foi estruturado o Instituto Sesi de Inovação em Longevidade e Produtividade, que auxilia as empresas a lidarem com essas mudanças de cenário.

Longevidade

O aumento da expectativa de vida do brasileiro, associado ao menor ritmo de crescimento da população geral, tornam os cuidados com a saúde física, psíquica e a qualidade de vida ainda mais relevantes, com efeitos importantes para uma vida profissional melhor e mais longa. Por isso, a longevidade das pessoas e de sua carreira devem ser vistas como uma oportunidade de desenvolvimento profissional e particular.

Com esse objetivo, a Instituto criou, em parceria com o Instituto Finlandês de Saúde Ocupacional, uma metodologia que ajuda as empresas a prepararem seus funcionários para as mudanças na carreira profissional, com ações que fortalecem a cidadania e o desenvolvimento profissional, humano e social. A intenção é demonstrar para a indústria e a sociedade que as pessoas não apenas estão vivendo mais, mas que continuam com potencial produtivo comprovado e interessadas em novas oportunidades de crescimento.

O papel das empresas

Uma das tecnologias utilizadas pelo Instituto é a do Empoderamento para Longevidade Produtiva, que promove a gestão de carreira, experiência e bem-estar mental dos trabalhadores e gestores no mundo do trabalho atual. O método aumenta as oportunidades de os participantes descobrirem soluções de sucesso relacionadas à carreira e reforça a capacidade de lidar com contratempos. O envelhecimento acontece desde que nascemos e as pessoas e as corporações devem se preparar. Todos vamos experimentar essa diversidade.

A partir de pesquisas, de acesso a informações sobre envelhecimento ativo no ambiente de trabalho, diálogos com as indústrias, e ferramentas que organizam e disseminam conteúdos sobre a transição demográfica da população brasileira e seus impactos na força de trabalho, o Instituto orienta os empregadores na tomada de decisões, em seus planejamentos estratégicos, tendo como objetivos a inclusão e a promoção da saúde dos trabalhadores mais longevos.