A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Dow desenvolve estratégia de negócios focada nos principais desafios de desenvolvimento sustentável

  • Escrito por  Monica Favero
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Dow reúne em um livro de boas práticas iniciativas desenvolvidas em colaboração com diversos stakeholders na América Latina e alinhadas à estratégia de sustentabilidade como um direcionador para os negócios

Em 2016, a Dow, multinacional do setor químico, anunciou o início do seu terceiro conjunto de Metas de Sustentabilidade (2016-2025), passando a concentrar seus esforços em soluções e inovações que atendam às demandas locais de desenvolvimento sustentável. Com isso, a sustentabilidade assume um importante papel como um direcionador para os negócios e um dos pilares da estratégia de crescimento da Companhia na América Latina.

Como desdobramento da estratégia e por meio de suas operações e suas tecnologias, a Dow busca endereçar quatro temas significativos para o sucesso do desenvolvimento sustentável na região - Economia Circular, Mudanças Climáticas, Bem-estar e Água – combinados a quatro plataformas com maior potencial de crescimento - Energia (com foco na Argentina e demais países da região Platina), Infraestrutura (Colômbia e demais países da região Andina), Consumo (México e países da América Central) e Alimentos (Brasil). Para isso, a empresa vem criando redes de colaboração com o governo, terceiro setor, clientes, indústria e sociedade.

O livro de “Práticas de Sustentabilidade na América Latina” traz 12 de suas mais significativas iniciativas entre os anos de 2015 e 2016 que integram as três esferas da sustentabilidade (social, econômica e ambiental) e mostram na prática a estratégia de negócio e de cidadania corporativa para a região. A publicação, além de destacar o intercâmbio das melhores práticas entre os países em que a companhia atua, reforçando a importância da colaboração em rede, também reforça o compromisso da Dow em redefinir o papel das empresas na sociedade, buscando integrar políticas públicas, ciências e tecnologia.

Para o Brasil, o destaque da publicação é a Parceria Oficial de Carbono dos Jogos Rio 2016, por meio da qual a Dow assumiu o compromisso de mitigar 500 mil toneladas de CO² equivalentes (CO²eq) provenientes da organização dos Jogos Olímpicos (transmissão, alimentação, uniformes, decoração, sinalização, energia para os locais de competição, etc.) por meio de reduções verificadas. A empresa também se comprometeu a gerar benefícios climáticos adicionais de 1,5 milhão de CO²eq até 2026, destinados às emissões dos expectadores dos Jogos.

A Dow escolheu a Environmental Resources Management (ERM) como consultora externa para validação dos projetos e verificação das reduções nas emissões de GHG a serem consideradas na mitigação da pegada de carbono da Rio 2016, segundo a Metodologia de Soluções Climática da Dow. Combinando a documentação dos projetos com a verificação de evidências de implementação, a ERM determinou que as iniciativas da Dow deverão gerar mais de 2,2 milhões de toneladas em benefícios climáticos até o final de 2026. Entre as soluções adotadas estão tecnologias de embalagens de alimentos eficientes produzidas com menor densidade, agricultura de precisão no Mato Grosso, recuperação de pastagens degradadas no Vale do Araguaia (Mato Grosso) e o uso de painéis termoisolantes de poliuretano na construção civil. Até agosto de 2016, todos os projetos destinados à mitigação da pegada de carbono dos Jogos já haviam reduzido 100 mil tCO² equivalente.

A Dow também registra a atuação no Brasil em seu Relatório de Sustentabilidade e conta como suas tecnologias e inovações têm contribuído para um futuro mais sustentável neste vídeo.

 

Colaboração para a sustentabilidade

A Dow busca conectar seu futuro à promoção da sustentabilidade, para isso, determinou investimentos, focos para inovação, planos de negócios e ações de engajamento de acordo com as agendas locais. “Acreditamos que esta tarefa não é missão de uma empresa apenas, e cabe a diversos agentes, entre eles a Dow, seus clientes, fornecedores, comunidade científica e consumidores finais, buscar as mudanças em todos os níveis de atividade que nos permitam reduzir impactos e viver de forma segura, saudável e responsável. Sabemos que é por meio da colaboração que iremos garantir a perpetuidade do planeta, o bem-estar da sociedade e os bons resultados para os negócios", afirma Fabian Gil, Presidente da Dow para a América Latina.

 

Sustentabilidade e inovação: pilares da transformação

Há mais de duas décadas, a empresa publica um conjunto de metas de sustentabilidade de dez anos e, a cada novo ciclo, a abrangência e os desafios relacionados às metas têm aumentado. Em seu terceiro conjunto de metas (2015-2025), a companhia busca um papel mais ativo no desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável, liderando e fomentando iniciativas de sustentabilidade na sociedade. Este conceito, chamado blueprint, traduz uma estratégia de negócios que interliga as operações da empresa com a comunidade em que atua.

Estas metas buscam fomentar a economia circular, estabelecer novos modelos de colaboração e geração de negócios, alavancar o potencial das pessoas para gerar um impacto positivo e também o potencial da química no desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis. Elas endereçam ainda cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, das Nações Unidas (ONU), e incorporaram o valor da natureza e da sociedade em todas as decisões de negócios da empresa.

Como as da ONU, as metas da Dow não são meramente relacionadas ao negócio: por meio delas, a empresa busca oportunidades de mercado em segmentos de grande rentabilidade e com claros desafios ambientais, aplicando a ciência e tecnologia para um futuro mais sustentável e estabelecendo colaborações e políticas públicas para atingir estes objetivos.

Sobre a Dow

A Dow (NYSE: Dow) alia a força da ciência e da tecnologia para inovar com paixão o que é essencial ao progresso humano. A Companhia produz inovações que extraem valor dos materiais, polímeros, das ciências químicas e biológicas, ajudando a desenvolver soluções para os mais desafiadores problemas mundiais, como a necessidade de água potável, a geração e conservação de energia limpa e o aumento da produção agrícola. O portfólio líder e integrado da Dow nas áreas de Especialidades Químicas, Materiais Avançados, Ciências Agrícolas e Plásticos oferece uma ampla variedade de soluções e produtos baseados em tecnologia para aproximadamente 180 países e em setores de grande crescimento, como embalagens, eletrônicos, água, revestimentos e agricultura. Em 2015, a Dow teve vendas anuais de aproximadamente US$ 49 bilhões e empregou cerca de 49.000 funcionários em todo o mundo. Os mais de 6.000 produtos da Companhia são produzidos em 179 unidades fabris em 35 países ao redor do mundo. Em 1º de junho de 2016, a Dow adquiriu 100% do negócio de silicones da Dow Corning Corporation, empresa global com vendas de mais de US$ 4,5 bilhões em 2015, 25 unidades fabris em 9 países e cerca de 10.000 funcionários em todo o mundo. As referências à "Dow" ou à "Companhia" significam a The Dow Chemical Company e suas subsidiárias consolidadas, a não ser que detalhadas expressamente de outra forma. Informações adicionais sobre a Dow podem ser encontradas em www.dowbrasil.com e www.dow.com.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo