Gostar do que faz e ser útil aumenta a satisfação interior

• Escrito por  Celestino Vivian
  • Publicado em Demais

Gostar do que faz e ser útil aumenta a satisfação interior

Vou falar com você hoje sobre alguns pré-requisitos para obter sucesso no mundo do trabalho, na profissão que escolheu – seja como funcionário de escritório ou prestador de serviços, seja como empreendedor e dono do próprio negócio, como escritor, professor, cientista etc. Lembre-se de que, perante a lei, todos têm garantia de igualdade. Não importa em que família você nasceu, se é rico ou pobre ou qual é o trabalho dos seus pais: você é livre para escolher que carreira gostaria de seguir.

A primeira condição para obter sucesso é gostar do trabalho, encontrar prazer nele e se dedicar a ele aproveitando ao máximo a própria capacidade. A recompensa pelo trabalho é o próprio trabalho. Sua competência deverá ser comprovada no mundo real. O tipo de capacidade que faz a diferença é a que vem do verdadeiro prazer de trabalhar. Pessoas que não gostam de trabalhar nunca conseguirão o verdadeiro sucesso. O segundo pré-requisito para o sucesso é tornar-se alguém útil, benéfico para a sociedade ou empresa em que trabalha. O importante é passar de uma pessoa competente para uma pessoa útil. A competência só terá valor se a pessoa estiver numa posição em que consiga utilizá-la. O terceiro pré-requisito é analisar seu trabalho para adquirir uma boa compreensão do que pode fazer sozinho e do quanto deve contar com outras pessoas para levá-lo adiante, usando suas competências gerenciais.

Há ainda o sucesso sob a ótica da satisfação interior do ser humano. Mesmo sem alcançar uma posição muito elevada na sociedade, a pessoa encerra a vida terrena com muita riqueza no coração.

As reflexões desta coluna são extraídas de “Trabalho e Amor”, do autor e líder espiritual japonês Ryuho Okawa (IRH Press do Brasil).

O livro oferece uma filosofia de vida aplicada ao trabalho - como ele deve ser executado, condições para uma carreira bem-sucedida e relação entre trabalho e amor, tema que dá nome à obra.

Seus mais de 2.100 livros publicados, traduzidos para 28 idiomas, já venderam mais de 100 milhões de exemplares no mundo todo.