A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Conheça os inimigos dos dentes nas festas de fim de ano

  • Escrito por  ETC COMUNICAÇÃO
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Alimentos comuns nas ceias para comemorar o Natal e Réveillon contribuem para o desgaste dos dentes e surgimento de infecções

Fim de ano é época de celebrar com a família e amigos e para isso não pode faltar uma mesa farta. É aí que mora o perigo. Alguns alimentos, se consumidos em excesso e por um período longo, prejudicam os dentes e podem levar ao desenvolvimento de cáries. Entre eles estão as bebidas alcoólicas, alimentos ricos em açúcar e amido.

Bebidas Alcoólicas:

O álcool desidrata o corpo, incluindo a boca, e também é diurético, o que acaba reduzindo o fluxo de saliva. A saliva, por sua vez, ajuda no combate à bactéria na boca, que, quando está seca, ajuda na proliferação dos micro-organismos que levam à placa que aumenta o risco de cárie, assim como o de doenças na gengiva.

Frutas secas:

Ao contrário da maior parte das frutas in natura, que fazem bem para a dentição e saúdes, as secas possuem o efeito contrário. O motivo é a quantidade de açúcar e a facilidade de grudar entre os dentes, que alimentam assim as bactérias presentes na boca e podem causar erosão dentária.

Frutas ácidas:

Os sucos de frutas ácidas, como limão, maçã, laranja ou uva, por exemplo, aumentam o desgaste dos dentes e a erosão dos dentes é maior principalmente quando são consumidas sozinhas sem acompanhamento de pão ou iogurte, por exemplo.

Doces e refrigerantes:

Bolos, balas ou refrigerantes são ricos em açúcar e podem contribuir para o desenvolvimento de bactérias na boca, pois transformam o açúcar em ácido, destruindo o esmalte dos dentes.

Alimentos ricos em amido:

Batata, pão e macarrão ficam presos com facilidade nos dentes. Isso alimenta as bactérias e colabora para o surgimento das cáries.

Porém, não há motivo para desespero. Segundo o ortodontista Carlos Henrique Carvalho, da Clínica José Aloízio de Carvalho Ortodontia, esses alimentos podem ser consumidos com controle. "Diante dos malefícios que podem proporcionar aos dentes, o melhor é evitá-los. Isso não significa que a pessoa não possa consumi-los quando tiver vontade, desde que seja com precaução. É sempre importante escovar os dentes após as refeições para limpar a boca de substâncias que podem comprometer a sua saúde", explica.

​(Carlos Henrique Carvalho e José Aloízio de Carvalho)

Serviço:

Clínica José Alóizio de Carvalho Ortodontia

Telefone: (31) 3261-6688 e 3261-3033

Endereço: Avenida Brasil, 1800, bairro Funcionários - Belo Horizonte.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo