Planeta traz sistema de ponta para geração de energia renovável

• Escrito por  OS2 Comunicação
  • Publicado em Demais

Novidade estará presente no empreendimento mais ousado da construtora, o Dijon, e deverá economizar 60% da energia consumida

De acordo com dado da EPE – Empresa de Pesquisa Energética, a energia solar representa menos de 0,01% da matriz energética brasileira, apesar de o país ter a maior incidência de irradiação solar do mundo. Em cima destes números, a expectativa da EPE é que até 2024, 700 mil consumidores residenciais e comerciais deverão ter painéis fotovoltaicos em seus telhados e até 2050, a energia solar deverá responder por 13% do abastecimento das residências do país.

De olho nesta tendência, muitos empresários que tem como bandeira a sustentabilidade, já investem em painéis fotovoltaicos para reduzir os gastos com energia elétrica. A Planeta é uma delas. Com tecnologia desenvolvida pela empresa mineira Forgreen, o empreendimento será provido de energia solar em suas áreas comuns, como elevadores, garagem, piscina e área de serviços gerais.

Segundo Antonio Terra de Oliveira Neto, sócio-proprietário e fundador da Forgreen, a energia será gerada por meio de placas fotovoltaicas, que transformam a luz do sol em energia elétrica. Compostas basicamente de silício, também são ecologicamente sustentáveis, pois podem ser recicladas.

Analista técnico da Forgreen, Lucas Gibram conta que são várias as vantagens desta tecnologia. “A energia solar fotovoltaica é produzida de maneira limpa, não emite nenhum gás, nem mesmo som”, comenta.

Diferentemente da tecnologia eólica, que usa torres de até 100 metros de altura, os painéis fotovoltaicos são estruturas enxutas e mais baratas. Segundo Lucas, a energia solar é uma tendência que ganha cada vez mais espaço no mundo. “Em países como Canadá, Japão, China, EUA e Alemanha, a energia solar já é uma matriz energética importante”, comenta.

O analista técnico da empresa mineira explica que o grande desafio é trazer esta tecnologia cada vez mais para o cotidiano das pessoas. “Este é um mercado que demanda novos tipos de profissionais e tem potencial para gerar muitos empregos, movimentando a economia”, conclui.