Universidade catarinense aproxima alunos do mercado de trabalho

• Escrito por  Rotas Comunicação
  • Publicado em Demais

Estudantes do curso de Tecnólogo em Marketing produzem soluções empresariais na área de geração de energia sustentável.

Projeto do curso de Tecnólogo em Marketing da Universidade do Vale do Itajaí produz novas soluções empresariais para a Tek Energy, empresa catarinense especializada na instalação de sistemas fotovoltaicos.

Após analisar a empresa e o seu plano de negócios, estudantes do terceiro período do curso de Tecnólogo em Marketing da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) de Balneário Camboriú, SC, elaboraram sugestões de planos de vendas dentro do segmento de geração de energia sustentável para a empresa Tek Energy. A iniciativa faz parte do projeto de extensão da UNIBEM, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas Gestão da Univali, dirigido pela professora Luciana Merlin Berviane. Tem como objetivo aproximar o mercado de trabalho da sala de aula. As melhores soluções apresentadas estão em análise pela Tek Energy para serem incorporadas no plano de atuação da empresa.

“Com base no posicionamento de mercado e nas necessidades da empresa, os estudantes transformaram em prática o conhecimento adquirido em sala de aula. Para isso eles elaboraram um planejamento de vendas para a Tek Energy onde deviam transformar as ideias em ações viáveis. Além disso, um conjunto de informações como: indicadores e potencial de mercado, elaborado pelos alunos, poderá ser utilizado pela empresa posteriormente,” explica o coordenador dos cursos de Tecnologia em Marketing e Recursos Humanos do campus de Balneário Camboriú, prof. Marcos Aurélio Batista.

A opção pela empresa, segundo o professor, é resultado da postura adotada. “A Tek Energy é uma joint venture muito transparente. Precisávamos de uma empresa que tivesse uma visão moderna de negócios e que disponibilizasse os indicadores para gerar uma oportunidade real ao aprendizado dos alunos”.

Para Douglas Salgado, diretor comercial da Tek Energy, as apresentações serviram também para despertar nos alunos o interesse pelo tema e o potencial do mercado de autogeração de energia. “Considerando a jovialidade dos alunos e o pouco contato com o mercado de energia sustentável nossa avaliação é bastante positiva. Especialmente porque despertamos interesse nos alunos pelo tema. Muitos deles, inclusive, demonstraram interesse em trabalhar com empresas ligadas ao setor que tem crescido consideravelmente nos últimos anos,” comenta.

“Através desse projeto podemos contribuir com a pesquisa e o desenvolvimento de novos conhecimentos, compartilhando experiências sobre energia e sustentabilidade. Não temos dúvidas de que os trabalhos deverão produzir dados importantes e que talentos poderão ser descobertos nessa aproximação gerada entre a universidade e o mercado”, conclui Douglas Salgado.

Oportunidades de negócio

O trabalho desenvolvido pelos alunos traz dados sobre a concorrência e também aponta uma oportunidade de negócios com pequenas e médias empresas e indústrias. Essas informações confirmam o cenário que a startup visualiza e pretende investir.

“A Tek Energy aposta no mercado empresarial. Criar um plano de vendas para o segmento de pequenas e médias empresas e indústrias da região é algo que reforça com argumentos sólidos nosso posicionamento. É uma oportunidade de investimento que dá retorno, pois a implantação de painéis solares além de concretizar valores como a sustentabilidade também diminui custos fixos das empresas,” enfatiza.

Na visão de Manuel Gama, professor que orienta a atividade, a realização de trabalhos como esse também incentiva a profissionalização das empresas e potencializa resultados através da aplicação dos conhecimentos gerados dentro da sala de aula.
“Muitas vezes a empresa sobrevive no mercado de forma amadora, aprendendo com tentativas e erros ao invés de se profissionalizar através de parcerias com a universidade ou buscando consultorias. Buscar essas alternativas é uma nova forma de alcançar o sucesso em um espaço de tempo menor. Nesse caso específico buscou-se desenvolver uma atividade em que a universidade possa cumprir o papel de gerar e socializar conhecimento no seu entorno econômico,” conclui.

Sobre a Tek Energy

A Tek Energy é uma joint venture entre a Tecc4 (Energia e Telecomunicações) e da Tek Trade (trading) voltada para a instalação de sistemas solares fotovoltaicos. Atua em parceria com escritórios de arquitetura e engenharia para oferecer soluções customizadas em energia solar para residências, condomínios, empresas e indústrias. Foco no cliente, atualização tecnológica, customização de solução e racionalização dos custos são os pilares do trabalho desenvolvido pela Tek Energy em Santa Catarina.