A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

IDL investe no empoderamento feminino

  • Escrito por  Aline wolf
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Projeto Empodera vai ao encontro das diretrizes da ONU

O Instituto de Desenvolvimento de Líderes (IDL), no Rio Grande do Sul, investe no Projeto Empodera, que tem como base teórica a Pedagogia Ontopsicológica proposta por Antonio Meneghetti e visa criar uma nova gênese, conforme os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU/2030) da Organização das Nações Unidas, mais especificamenteo objetivo número cinco: igualdade de gênero e empoderamento de todas as mulheres e meninas.

De acordo com a idealizadora, pesquisadora e escritora Alice Schuch, busca-se com esse trabalho uma retomada dos pressupostos teóricos que assentam a Pedagogia Ontopsicológica, assim como o pensamento ocidental acerca do ser feminino: as dificuldades, as rejeições, as frustrações, as ambivalências.

"A metodologia adotada pelo IDL se configura na realização de oficinas baseadas em três pilares: psicológico, econômico e legal, com vistas a conceder elementos para que as mulheres e meninas assumam o seu lugar como protagonistas da própria história", explica Alice.

O objetivo dos programas propostos pelo IDL é educar a como qualificar a si mesmo em um horizonte superior de ação de valor, consiste em trabalhar com as mulheres e meninas que desejam desenvolver-se, para que consigam encontrar o seu lugar no contexto circundante e ocupar a sua posição superior, ou seja, agir de modo responsável, centrar a sua identidade e direcionar-se para a conquista do protagonismo pessoal e profissional.

O Programa Empodera, pelo IDL, toma como material didático norteador as produções teóricas de Antonio Meneghetti, Alécio Vidor e Alice Schuch, para lançar as sementes de uma nova gênese, de modo que as mulheres adquiram a concreta capacidade de desinvestir-se do passado e andar em frente com feminilidade, poder e graça.

"Os resultados são considerados positivos quando as mulheres e meninas compreenderem concretamente que a inferioridade feminina não é real, é simbólica é uma construção social a ser transcendida: não fizemos parte das assim chamadas minorias, somos maioria; somos um projeto da natureza, logo, perfeito; temos inteligência; vontade de crescer; estudamos e hoje as leis nos favorecem", destaca a escritora.

Considera-se que o trabalho do IDL acha-se em consonância com os objetivos da ONU, e também com a Pedagogia Ontopsicológica, visto que procura educar o sujeito a saber e a fazer a si mesmo, tornando-se um líder no seu segmento social e profissional, fruto de ações e articulações de um indivíduo com condutoras vencedoras, capaz de realizar o seu projeto de vitória.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo