A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Dow promove iniciativas para fomentar debates sobre a inclusão de negros no mercado de trabalho

  • Escrito por  In Press Porter Novelli
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

· Empresa promove na semana da Consciência Negra evento voltado para a discussão de jovens e mulheres negras nos quadros funcionais;

· Rede afro descendente da companhia (African American Network) realizará em 2017 eventos mensais e ações de sensibilização sobre o tema da inclusão racial

Salvador, 1º de dezembro – A cultura de diversidade e inclusão da Dow, empresa do setor químico, tem ajudado a promover o debate de importantes questões dentro e fora da empresa. No Brasil 53,6% da população é negra, mas representam 76% dos brasileiros mais pobres. Dados do estudo Retrato das desigualdades de gênero e raça, do Ipea, mostram que enquanto o desemprego atinge 5,3% dos homens brancos, entre os negros, o índice chega a 6,6%. No caso das mulheres a diferença é ainda maior. Enquanto entre as brancas o desemprego é de 9,2%, entre as mulheres negras ultrapassa os 12%.

Para endereçar essas lacunas, a Dow aposta no poder transformador do diálogo e da representatividade, além de realizar iniciativas que buscam estreitar o relacionamento com comunidades afrodescendentes. A empresa entende que a diversidade é uma forma de alavancar sua competitividade e promover o aumento da representatividade de todos os grupos.

Por isso, na semana da Consciência Negra, organizou um evento para discutir temas importantes com o objetivo de construir e desconstruir ideias, promovendo diálogo sobre a questão racial no Brasil e a inclusão de mulheres negras no mercado de trabalho.

Promovida pela rede Empoderamento Negro da companhia, a African American Network- AAN (Rede Afro-americana), a ação aconteceu na unidade de Aratu (BA), no dia 25/11, e teve como público alvo funcionários e convidados. O evento contou com cerca de 80 participantes que debateram temas como a ocorrência e prevenção de assédio moral no ambiente de trabalho, reflexão e transformação social, empoderamento feminino, mulheres negras em cargos de liderança, além de igualdade racial nas empresas.

Gerson Leite, Líder da AAN em Aratu e Líder de Operações da Planta de Cloro-Soda da unidade ressalta que essa é mais uma iniciativa que reforça o compromisso da empresa. “A Dow acredita que a diversidade, em todas as suas representações, fortalece não só a companhia, gerando um ambiente de trabalho mais harmônico, aumento na produtividade e no orgulho de pertencer, como também as comunidades em que a empresa atua”, afirma.

Dentre os convidados estiveram Leomar Borges, Assessor da Secretaria Municipal da Reparação, Pedro Lino, Promotor do Ministério Público do Trabalho e o Coletivo Minissaia, representado por Maihana Cazuquel, Assessora de Comunicação, Vanessa Ventura e Joanna Guerra, influenciadoras digitais, e Rodrigo Almeida, Jornalista e idealizador do Coletivo.

“Levar o Coletivo Minissaia para a Dow, reforçou a nossa crença que há espaços abertos para construção e representatividade. Ficamos muito felizes com o resultado e crentes que discussões como essa podem e devem ser estimuladas”, diz Rodrigo, do Coletivo Minissaia.

“Eventos como esse refletem a decisão da gestão em fazer da inclusão racial uma ação estratégica para o desenvolvimento em todas as suas dimensões”, comenta Leomar Borges, da Secretaria Municipal da Reparação.

Para 2017, o objetivo da Dow é continuar promovendo debates sobre a inclusão racial no mercado de trabalho por meio da AAN, rede composta por 115 membros que tem o objetivo de incluir profissionais afrodescendentes no mercado de trabalho, contribuindo com a educação e qualificação deste público. Já estão programadas sessões de discussões sobre temas relacionados à igualdade racial e reuniões mensais com o time do AAN para alinhamento de agenda e realização de iniciativas focadas em identificar e superar barreiras para promoção de um clima organizacional que valorize a diversidade cultural.

Engajamento

Lançada nos Estados Unidos, em 1999, a African American Network – AAN chegou ao Brasil com a missão de buscar a inclusão de profissionais afrodescendentes no mercado de trabalho, contribuindo com a educação e qualificação deste público, por meio de iniciativas de equiparação de oportunidades e aumento da presença em diferentes áreas da empresa. Além da AAN, a Dow possui em sua Rede de Diversidade & Inclusão o DEN (Disability Employee Network), que tem como objetivo a inclusão de profissionais com deficiência e a sensibilização do público interno para as necessidades e questões referentes às pessoas com deficiência; o WIN (Women Innovation Network), cuja missão é estimular uma cultura organizacional que valorize a contribuição feminina; e o GLAD (Gays, Lesbians and Allies at Dow), que atua na Dow com o objetivo de promover um ambiente de trabalho seguro e inclusivo para todos os funcionários, independentemente de sua orientação sexual, identidade de gênero ou expressão de gênero.

Sobre a Dow

A Dow (NYSE: Dow) alia a força da ciência e da tecnologia para inovar com paixão o que é essencial ao progresso humano. A Companhia produz inovações que extraem valor dos materiais, polímeros, das ciências químicas e biológicas, ajudando a desenvolver soluções para os mais desafiadores problemas mundiais, como a necessidade de água potável, a geração e conservação de energia limpa e o aumento da produção agrícola. O portfólio líder e integrado da Dow nas áreas de Especialidades Químicas, Materiais Avançados, Ciências Agrícolas e Plásticos oferece uma ampla variedade de soluções e produtos baseados em tecnologia para aproximadamente 180 países e em setores de grande crescimento, como embalagens, eletrônicos, água, revestimentos e agricultura. Em 2015, a Dow teve vendas anuais de aproximadamente US$ 49 bilhões e empregou cerca de 49.000 funcionários em todo o mundo. Os mais de 6.000 produtos da Companhia são produzidos em 179 unidades fabris em 35 países ao redor do mundo. Em 1º de junho de 2016, a Dow adquiriu 100% do negócio de silicones da Dow Corning Corporation, empresa global com vendas de mais de US$ 4,5 bilhões em 2015, 25 unidades fabris em 9 países e cerca de 10.000 funcionários em todo o mundo. As referências à "Dow" ou à "Companhia" significam a The Dow Chemical Company e suas subsidiárias consolidadas, a não ser que detalhadas expressamente de outra forma. Informações adicionais sobre a Dow podem ser encontradas em www.dowbrasil.com e www.dow.com.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo