Queen Ayda, da Casa Branca/Haras Lone Star, é a Grande Campeã Nacional Égua 2016 da Raça Árabe

• Escrito por  Plínio Varoni
  • Publicado em Demais

A criação de cavalos árabes de Paulo de Castro Marques (Casa Branca Agropastoril – Haras Lone Star) conquistou seu primeiro título de Campeã Nacional Égua com Queen Ayda FWM. “Já fomos Campeões Nacionais em todas as raças que criamos: no Angus, no Simental e no Brahman, mas faltava o título de Campeão Nacional no Cavalo Árabe. Para mim, este título é uma grande realização e coroa um trabalho de 32 anos marcado pelo investimento na qualidade genética“.

A conquista de Queen Ayda ocorreu na 35ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe, um dos mais importantes eventos da raça no mundo e o mais significativo da América do Sul, realizada em Indaiatuba (SP), em novembro. A exposição reuniu cerca de 500 cavalos de mais de 200 expositores em julgamentos de conformação, performance, provas hípicas e provas de trabalho.

Além do Grande Campeonato Égua, outros animais do Haras Lone Star conquistaram títulos importantes na Nacional. Victoria FWM, apresentada por Carol Rodrigues, foi Campeã Égua Ouro da Copa dos Criadores e Africah FWM, montada por Stephanie Rodrigues, ganhou o Campeonato Nacional Western Pleasure Mirim. Além desses resultados, Lady Adele FWM, com Zezé Rodrigues, foi Campeã no Western Pleasure Senior e a equipe feminina de Team Penning e Ranch Sorting também obteve sucesso nas suas provas.

A Campeã Nacional Queen Ayda FWM é fruto de um dos mais bem sucedidos pedigrees da criação mundial dos últimos vinte anos. Ela é filha de FA El Shawan que veio para o Brasil importado dos Estados Unidos com ano e meio de idade. Aqui, foi Campeão Nacional em todas os Campeonatos dos quais participou. Levado aos Estados Unidos, ganhou o Campeonato Mundial de Las Vegas.

A mãe de Queen Ayda, TN Mariane, importada dos EUA, é filha de Magnum Psyche outro importante garanhão. Filhas e filhos de Magnum levantaram 14 Campeonatos Nacionais Americanos e Canadenses e inúmeros Campeonatos Nacionais em todo o mundo.

Vitórias em cavalos montados – A égua Lady Adele FWM sagrou-se Tetracampeã Nacional na modalidade Western Pleasure, Bicampeã na categoria Éguas e, agora, Bicampeã na categoria Senior, a prova de nível mais exigente deste tipo de adestramento. A jovem Africah FWM, que no ano passado foi Campeã Nacional na categoria Western Pleasure Cavalos Novos, este ano voltou a ganhar no Cavaleiro Mirim, por Stephanie Rodrigues.

Nas Provas de Trabalho, a equipe feminina do Haras Lone Star foi muito bem com dois filhos de FA El Shawan. Seus produtos Sir Arthur FWM e Sophie FWM foram a dupla Campeã de Ranch Sorting montados por Ana Luiza Vergueiro e Juliana Maldonado. Essa mesma dupla, acrescida de Isabela Caula e a égua Princess Aurora FWM, formaram o trio que ficou em 3º lugar na prova de Team Penning.