Votorantim Cimentos é destaque no Guia Exame de Sustentabilidade

• Escrito por  Vivian Pereira
  • Publicado em Demais

A Votorantim Cimentos foi reconhecida pela primeira vez como empresa destaque do setor Materiais de Construção no Guia Exame de Sustentabilidade 2016, em um evento realizado na noite de segunda-feira (28/11), em São Paulo.

A conquista foi decorrente da realização do estudo sobre Retorno do Investimento (ROI) Social dos projetos sociais desenvolvidos em Primavera (Pará), da prática do coprocessamento e da obtenção da certificação EPD (Enviornment Product Declaration) pela empresa, avaliados em conjunto com as respostas a questionários sobre governança, responsabilidade socioambiental, aspectos financeiros, entre outros temas.

O estudo do ROI Social teve como objetivo medir o retorno do investimento em ações de responsabilidade social realizadas em Primavera (PA), onde a Votorantim Cimentos inaugurou uma fábrica neste ano. O levantamento, feito com apoio do Instituto Votorantim, Fundação Getúlio Vargas e GIZ (agência de cooperação alemã), considerou os cenários com e sem as mudanças realizadas e mostrou que, a cada R$ 1 destinado à comunidade, R$ 4,54 retornaram para a empresa.

Já a prática do coprocessamento é realizada de forma pioneira, desde 1991, pela Votorantim Cimentos no Brasil. Atualmente, 15 fábricas realizam o coprocessamento, que consiste na utilização de matérias-primas alternativas – principalmente pneus - para geração de energia na produção de cimento. A prática foi fundamental para que, em 2015, a empresa reduzisse a emissão de carbono em 213 mil toneladas, equivalente ao que é emitido por um caminhão ao rodar 1.700 vezes em volta da Terra.

“Temos clara nossa responsabilidade em minimizar os impactos do nosso processo produtivo e, por isso, consideramos a sustentabilidade como um processo estratégico e contínuo, que permeia a gestão dos negócios considerando necessidades e expectativas dos nossos clientes, funcionários e das comunidades onde atuamos”, afirma Walter Dessinger, presidente da Votorantim Cimentos.

O Guia Exame de Sustentabilidade foi criado em 2000 pela revista Exame para destacar as melhores práticas de responsabilidade corporativa do Brasil. Desde 2007, a metodologia usada para avaliar as empresas que voluntariamente decidem participar da pesquisa é elaborada pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (GVces).

Sobre a Votorantim Cimentos

Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de cimento de 56,8 milhões de toneladas/ano e receita líquida de R$ 14 bilhões em 2015. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.