Microfranquias Baratas São Opção para Desempregados que Buscam por Negócio Próprio

• Escrito por  Daniel Costa
  • Publicado em Demais

As microfranquias estão crescendo no Brasil, em 2011 eram oficialmente 333 redes, atualmente são mais de 500. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2015 elas movimentaram em torno de R$ 8 bilhões, cerca de 6% da receita total do setor. As popularmente conhecidas como "microfranquias baratas", com investimento inicial total de até R$ 25 mil representam 5% das franquias no país e estão entre as mais procuradas por quem perdeu o emprego devido a crise ou busca renda extra.

“O Baixo custo, as facilidades de operação e praticamente as mesmas vantagens de uma franquia tradicional, como marca forte, processos bem estabelecidos, suporte e treinamentos são alguns dos fatores que tornam este tipo de empreendimento tão atraente”, explica o consultor de franquias Daniel Costa.

Só no ano passado, perdemos1,54 milhão de vagas com carteira assinada no Brasil. Naturalmente um parte deste montante investiu o dinheiro recebido da rescisão trabalhista em um negócio próprio. A franqueada da rede Publi Paper Glaucia Queiroz é uma destas pessoas. “ Ao perder o emprego fiquei sem renda, tomei coragem e decidi abrir um negócio próprio Foi uma ótima escolha, ainda não recuperei tudo o que que investi, devido estar no início das atividades, mas já realizei vendas e fiz boas parcerias", afirma.

No Google Trends, ferramenta que aponta os termos mais pesquisados na internet, expressões como "franquias baratas", "microfranquias baratas" estão em alta e figuram entre os de maior busca nos últimos anos.

Para muitos, as microfranquias são a oportunidade de fugir da crise, de iniciar um novo ciclo profissional ou mesmo realizar o sonho de abrir uma empresa. "Geralmente os microfranqueados são jovens empreendedores, outros estão sendo patrões pela primeira vez e possuem pouca experiência comercial e em gestão. Por isso, o apoio da franqueadora é indispensável", afirma Gilson Silva- gerente de expansão da rede Publi Paper.

No início das operações, a rede Publi Paper está facilitando a aquisição de suas por meio de parcelamentos e isenção de taxas. “ Sabemos que todo começo é mais difícil por isso oferecemos melhores condições para que todos sejam beneficiados’’, conclui.

CONFIRA 5 SUGESTÕES DE MICROFRANQUIAS ATÉ R$ 25 MIL

PUBLI PAPER - PROPAGANDA EM SACOS DE PÃO - http://publipaper.com.br

Sobre a empresa: especializada em publicidade e propaganda em sacos de pão. Mídia alternativa que possui conceito sustentável e faz parte de uma geração de negócios da nova economia criativa.

Investimento total: R$ 4,5 mil
Royalties: isento por 6 primeiros meses
Faturamento médio por tiragem: R$ 12 mil
Prazo de retorno: média 3 meses

GIGATRON- http://www.gigatron.com.br/
Sobre a empresa: atua no segmento de comunicação, informática e eletrônicos. A empresa apresenta três modelos de franquias com diferentes faixas de investimento, conforme o serviço oferecido: certificadora digital, software e websites. O modelo mais em conta é o de certificadora digital.
Investimento total: R$ 5 mil a R$ 10 mil
Taxa de franquia: R$ 5 mil a R$ 10 mil
Royalties: não cobra
Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
Prazo de retorno: 3 a 18 meses

CUIDARE - CUIDADORES DE PESSOAS - http://cuidarebr.com.br/
Sobre a empresa: empresa de cuidadores de pessoas, cujo principal cliente é o idoso. Oferece cuidadores treinados e com uma qualificada mão de obra, para cuidar de pessoas em seu próprio domicílio.
Investimento total: R$ 20 mil a R$ 25 mil
Royalties: 1 salário mínimo mensal
Faturamento médio mensal: R$ 10 mil no primeiro ano e R$ 25 mil a partir do segundo ano
Prazo de retorno: 4 a 12 meses

TE QUIERO CHURROS - http://tequierochurros.com.br/
Sobre a empresa: A Te Quiero! Churros começou a operar em março de 2016, com o intuito apenas de pagar os gastos do casamento do casal fundador, Peterson e Jessyka, com data marcada para Maio/2017. Em meio a muitas pesquisas e a ajuda de um amigo que lhes presenteou com todo o layout e criou uma identidade marcante, eles se apaixonaram pela ideia do churros gourmet, e começaram a trabalhar. Hoje a marca é referência no segmento.
Investimento total: a partir de R$ 15.000,00
Royalties: R$ 600,00 com taxa de publicidade inclusa
Faturamento médio mensal: R$ 6 mil a R$ 12 mil
Prazo de retorno: 8 a 16 meses

AHOBA VIAGENS - http://ahobaviagens.com.br/
Sobre a empresa: a Ahoba Viagens atua no segmento de turismo, oferecendo serviços de vendas de viagens para destinos dentro e fora do Brasil. Todo o atendimento ao cliente é feito online, permitindo ao franqueado operar no modelo home based.
Investimento total: R$ 1,6 mil a R$ 5,5 mil
Taxa de franquia: R$ 1,6 mil
Royalties: R$ 100
Faturamento médio mensal: não informado