Fotô Editorial lança livro de ensaio fotográfico experimental de Marcelo Costa

• Escrito por  SPMJ Comunicações
  • Publicado em Demais

A Fotô Editorial lançará no próximo dia 01 de dezembro o livro Lugar Onde o Tempo Sofre, de Marcelo Costa, quarto título da editora em apenas um mês de existência, e o segundo da Coleção de Ensaios Fotográficos, iniciada com Nervuras Noturno, de Alice Grou.

Apropriando-se de imagens de ex-votos de mulheres que fazem promessas em troca da cura de alguma enfermidade, o artista cria simbologias que deambulam entre a fragilidade do ser e a força da natureza.

Intercaladas às imagens das mulheres que por meio da dor buscam o contato com o divino, a edição traz imagens de paisagens revolvidas pela ação do homem. Do estranhamento em reunir ícones tão díspares, surge um vetor em ambos os conjuntos que apontam para a ideia dos ciclos vitais e da transcendência da matéria.

Para os editores Eder Chiodetto e Fabiana Bruno, as estratégias do artista, que incluem submeter as imagens a um banho de café e cinzas de cigarro, geram a partir da experimentação uma tensão particular, como assinalam nesse trecho do texto de apresentação do livro:

"Marcelo Costa, em Lugar onde o Tempo Sofre, nos convida à profanação das imagens, desacomodando-as do lugar onde se encontram circunscritas a uma determinada função social para dotar de liberdade seus desdobramentos simbólicos. Nesse Lugar onde o tempo sofre, a paisagem corrompida e o feminino diante da dor existencial tensionam a capacidade de representação enfática da fotografia e deslocam-se em velocidade desmesurada a uma noção desconcertante do tempo."

A atmosfera enigmática desse ensaio fotográfico de Marcelo Costa se amplifica quando o artista opta por pintar com grossas pinceladas de tinta vermelho-sanguíneo o corpo de algumas imagens de ex-votos e uma paisagem que finaliza o livro sintetizando o enigma existencial que amalgamam personagens e paisagens.

O livro, com tiragem de 500 exemplares, sendo 50 deles vendidos com uma obra do artista assinada e numerada, pode ser adquirido no site www.fotoeditorial.com. Para comemorar o lançamento da editora, os títulos da mesma seguem com 20% de desconto no site até o dia 20 de dezembro.

Outros títulos já lançados pela Fotô: NIMBUS, de Elaine Pessoa; Serra da Ermida 357, de Daniela de Moraes e Nervuras Noturno, de Alice Grou.

Lançamento: 01 de dezembro, quinta-feira, 19h30

Local: Fotô Editorial - Rua Lisboa, 328, Pinheiros, São Paulo - 11 4305-8022

Entrada Franca

LUGAR ONDE O TEMPO SOFRE

Autor: Marcelo Costa

Editora | Fotô Editorial

Edição e texto | Eder Chiodetto e Fabiana Bruno

Design | Milena Galli

Produção Executiva | Elaine Pessoa

40 páginas | impressão Gráfica Ipsis

R$ 60 (até 20/12)

R$ 120,00 (até 20/12) edição limitada com obra assinada e numerada

Sobre o autor:

Marcelo Costa [São Paulo, SP, 1968] é graduado em Medicina Veterinária pela UNESP Botucatu, em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e pós-graduado em Fotografia pela FAAP. Foi um dos vencedores do Prêmio Mundie de Fotografia 2016, além de ter sido selecionado para o XIX Encuentros Abiertos - Festival de la Luz, Buenos Aires, Argentina, o 47° Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba; Contraprova vol. 2 – Paço das Artes – São Paulo (SP); VI Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, Belém (PA) entre outros. Lugar onde o Tempo Sofre é seu primeiro livro.