Gestor Leite fecha 2016 com 10% de crescimento e 2,4 milhões de controles leiteiros

• Escrito por  Thell de Castro
  • Publicado em Demais

Programa de melhoramento genético da CRV Lagoa para bovinos leiteiros apresentou várias inovações ao longo do ano

O ano de 2016 foi de grandes desafios e também de uma grande reestruturação no Gestor Leite, programa de melhoramento genético para bovinos leiteiros da CRV Lagoa. O crescimento foi de 10% no número de parceiros, com expansão em Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Atualmente, o Gestor Leite conta com mais de 17 mil vacas ativas nas principais bacias leiteiras do Brasil. O programa também se consolidou como um dos maiores bancos de dados de animais do País ao ultrapassar a marca de 250 mil fêmeas no sistema de avaliação e mais de 2,4 milhões de controles leiteiros informados.

“Em 2016, saímos do patamar de sermos simplesmente um programa de melhoramento genético para assumirmos a gestão genética, agregando valor aos rebanhos dos parceiros”, exemplifica Cesar Franzon, gerente de Inovação e Rebanho da CRV Lagoa.

No início do ano, o Gestor Leite lançou o gerenciador genético do rebanho. Trata-se de uma ferramenta que visa tornar efetiva a aplicação prática das avaliações nas propriedades para maximizar os resultados da gestão genética. “O gerenciador genético é uma ferramenta off-line que complementa o Web Gestor, disponível na internet. Oferecemos funcionalidades como visualização e gráfico de evolução do perfil genético da família de um determinado animal, gráfico de comparação do perfil genético do rebanho com o Gestor Leite e o Estado em que se localiza; gráfico de evolução genética comparada do rebanho com o programa; navegador de resultados e planejamento genético do rebanho”, explica Leonardo Maia, analista técnico do Gestor Leite.

Outra importante novidade foi a distribuição em decas do rebanho. Desta forma, pode-se estratificar e conhecer quais são os animais 20% melhores para qualquer característica, por exemplo, podendo, assim, montar estratégias de acordo com os objetivos do rebanho.

Os clientes também estão muito satisfeitos com o programa. Na Fazenda Lactasul, de Ricardo Artuso, em Pontão (RS), os resultados foram expressivos. Em quatro anos de trabalho, se produziu uma geração de mais de 160 animais de primeira cria com média de 36 kg de leite, com uma conformação de extremo equilíbrio, muita saúde e longevidade. “Tudo isso foi alcançado graças a um trabalho forte de construção de base de rebanho, o que possibilitou sair de um resultado de -47 dias, em média, em longevidade para o rebanho em 2012 para 85 dias, em média, na geração de 2015. É um resultado espetacular e o cliente está muito satisfeito”, ressalta Maia.

Para 2017, o Gestor Leite projeta um incremento ainda maior nas avaliações genéticas, com a inclusão dos índices Vida + Saudável e Vida + Eficiente, exclusivos da CRV, além de sanidade de casco, sanidade de úbere e cetose. “Todas essas inovações colocam o Gestor Leite como o programa de gestão genética leiteira mais completo do Brasil”, conclui Franzon.

Sobre a CRV Lagoa

Instalada em Sertãozinho, região nordeste do Estado de São Paulo, a empresa faz parte desde 1998 da CRV, cooperativa belgo-holandesa de melhoramento genético com 140 anos de história. Com sede na Holanda, a CRV está presente na África do Sul, Alemanha, Bélgica, Brasil, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Nova Zelândia e República Tcheca e conta com representantes em mais de 50 países.

Maior central de genética bovina da América Latina, a CRV Lagoa oferece, desde 1971, sêmen convencional e sexado de touros nacionais e importados, programas de melhoramento genético para rebanhos de corte e leite como o PAINT e o Gestor Leite, além de serviços como o Centro de Performance, Ensino Avançado, Insemina Fácil, entre outros. Mais informações: www.crvlagoa.com.br.