Dicas para curtir as férias em família

• Escrito por  Aline Matos
  • Publicado em Demais

As férias no final do ano são as mais esperadas pelas crianças e é nesse momento que muitas famílias decidem aproveitar o tempo juntos. Seja para ir a praia, visitar um parente distante, conhecer um lugar novo ou apenas ficar em casa as férias precisam ser aproveitadas ao máximo. As crianças estão cheias de energia e por isso é interessante que a família faça um planejamento mínimo sobre as atividades e necessidades dos pequenos. Confira abaixo algumas dicas para curtir melhor as férias em família.

Para quem vai viajar

Qualquer viagem exige um planejamento, principalmente para as crianças, é preciso pensar nos imprevistos que podem acontecer. Para quem vai viajar de carro procure fazer uma revisão no veículo alguns dias antes, verifique os itens de segurança na cadeirinha da criança, tenha por perto um kit de primeiros socorros e pense em formas de distração para os pequenos. Uma dica é ter por perto DVDs de filmes e músicas, brincadeiras que envolvam todos dentro do carro, como adivinhações, e para viagens longas vale fazer paradas turísticas e de descansos. Portanto, estude o trajeto.

Independente da viagem é importante ter alimentos leves como barrinhas de cereal e frutas secas para os momentos de lanches, além de água para manter a hidratação de todos. Antes de sair não esqueça de verificar todos os documentos e números de outras pessoas em caso de emergência.

Para quem vai ficar em casa

Muitas pessoas preferem ficar em casa, mas para que os pequenos gastem as suas energias é preciso programar algumas atividades. Uma dica é verificar a programação da sua cidade, pois no final do ano sempre tem alguma coisa destinado às crianças, principalmente em shoppings. Se programe para ir ao cinema, teatro e parques, faça em cada dia uma coisa diferente.

No parque a família pode fazer piquenique, andar de bicicleta, patins, skate, jogar bola ou apenas caminhar. Para que as atividades externas sejam aproveitadas ao máximo é importante que a criança esteja vestida adequadamente. Opte por roupas leves e um tênis infantil de boa qualidade.

Outra dica é para quem vai curtir as férias em casa é reunir a família e assistir um filme na TV, convidar os amigos da criança para festas do pijama ou apenas brincadeiras no quintal, assim os pequenos se divertem e você tem o seu momento de descanso.