Como dar mais relevância para a sua marca?

• Escrito por  InformaMídia Comunicação
  • Publicado em Demais

Como dar mais relevância para a sua marca?

Apareça. Essa é a palavra de ordem na era da informação. Num mundo marcado pela alucinante produção de conteúdo, quem não marcar seu território nessa área, certamente ficará para trás. Contudo, a busca por relevância pode ser muito mais complexa do que parece. Engana-se quem pensa que criar um blog e manter perfis ativos nas mídias sociais seja suficiente.

Essas ações de comunicação são muito importantes, é claro. Mas, possuem apenas uma pequena parcela na busca por relevância. Antes de qualquer coisa é preciso buscar diferenciais para sua marca. Inovar é fundamental para se manter na vanguarda do seu segmento. Você precisa fazer algo diferente dos seus concorrentes.

E, por falar neles, é bom ficar atento a cada passo que eles dão. Monitorar as empresas que buscam os mesmos clientes que você é fundamental. Veja o que eles têm de bom, o que precisam melhorar, e mantenha-se à frente. Aprenda com os erros e com os acertos deles.

Outra atividade essencial na busca por relevância é buscar as entidades do seu setor. Fazer parte de associações que representam o seu segmento pode lhe garantir alguns diferenciais frente ao consumidor. Exerça liderança e representatividade para que sua empresa seja reconhecida como tal. E marque presença. Lembre-se que quem não é visto, não é lembrado.

Acima de tudo, crie relacionamentos. Estabeleça vínculos com marcas e pessoas importantes. Faça isso tanto de forma presencial quanto online. No dia a dia, não é possível encontrar um grande número de pessoas importantes para você, então, compense essa ausência mandando um e-mail, uma mensagem no dia do aniversário ou um simples WhatsApp para perguntar como o outro está. Alimentar a sua rede de contatos é um dever diário.

Compartilhe conteúdos do interesse dos seus contatos. É uma boa maneira para manter-se presente. Produza conteúdos próprios também, posicionando sua marca como uma autoridade em determinado assunto. Isso ajuda na criação de vínculos com o cliente.

Crie processos de comunicação adequados a cada perfil de público. Um dos maiores erros é achar que qualquer informação é consumida por qualquer tipo de pessoa. Na prática, não é bem assim que as coisas funcionam. Estabeleça os perfil que sua marca precisa interagir e, só então, crie estratégias para se comunicar.

Considere se comunicar também com a imprensa. Quando a sua empresa faz algo extraordinário, revistas, jornais, sites e até rádios e TVs costumam se interessar e dar espaço para as inovações. Além de ser absolutamente de graça, esses canais conseguem amplificar suas informações de forma muito mais abrangente do que por meio de conteúdos próprios.

Independentemente da estratégia adotada por sua empresa, busque sempre propagar os conceitos e valores da sua marca. Esses atributos são muito mais importantes do que os seus produtos ou serviços. E, entenda que credibilidade e relevância demandam tempo. Paciência e perseverança são elementos fundamentais para qualquer empresa.

Marília Cardoso é a jornalista fundadora da InformaMídia Comunicação, e colaboradora do Blog da PME.

Sobre a InformaMídia

www.informamidia.com.br (11) 2834 9295

A InformaMídia é uma agência de comunicação focada no atendimento a empresas de pequeno e médio porte dos mais variados segmentos da indústria e serviços. A empresa realiza um diagnóstico 360º graus da comunicação de cada cliente, oferecendo soluções customizadas que auxiliam no atingimento de seus objetivos estratégicos de marketing e vendas e atuando diretamente na geração de resultados efetivos e de longo prazo.