Exiba imagens para confirmar leitura

• Escrito por  Engaje! Comunicação
  • Publicado em Demais

Ferramenta SPOT traz informação sobre produtos sustentáveis para arquitetos e designers

Arquitetos e designers terão local único para pesquisa

A Underwriters Laboratories (UL), empresa global de segurança de produtos com forte atuação no Brasil, apresenta globalmente a SPOT , uma ferramenta de informação sobre a sustentabilidade de produtos. A SPOT foi desenvolvida para atender às necessidades de arquitetos, designers e especificadores em identificar produtos com atributos sustentáveis, códigos MasterFormat e sistema de classificação de construção, tais como LEED v4 e o WELL Building Standard.

" A SPOT pretende ser a solução para dois grandes desafios da indústria de edificação – redução do tempo necessário para encontrar os dados de produtos e ajudar a garantir que a informação encontrada é precisa e confiável", disse Carlos Correia, presidente da unidade de Supply Chain & Sustabilidade da UL. "Desenvolvemos uma ferramenta de pesquisa abrangente que combina os atributos múltiplos dos produtos para agilizar o processo de seleção para arquitetos e designers, e certamente vai transformar a forma como os dados de certificação são transferido para a BIM (Building Information Modeling)."

A nova ferramenta tem mais de 40.000 produtos cadastrados e está totalmente baseada em plataforma digital (web-based). Para tornar a experiência da SPOT ainda melhor, um aplicativo estará disponível na App Store e no Google Play. Além disso, a UL está desenvolvendo um feature adicional que permitirá que os usuários da ferramenta Autodesk® Revit® acessem os dados de produtos da SPOT e os direcione a seus projetos. Essa integração fornecerá visibilidade sem precedentes em informações de produtos sustentáveis, permitindo maior precisão dos relatórios de construção sustentáveis e certificação de normas de construção regionais, nacionais e internacionais.

“No Brasil, a UL Environment está estruturando o seu portfolio de serviços e a ferramenta SPOT é um dos principais diferenciais desse segmento, pois contribui para que o mercado Greenbuilding encontre com maior facilidade materiais certificados que podem agregar valor aos projetos que buscam certificações como LEED ou WELL”, disse Cintia Oller Cespedes, Project Manager da UL Environment no Brasil. “A ideia por trás da criação desta ferramenta é trazer mais transparência e confiança para os processos de certificação de produtos, e com isso, benefícios para ambos os lados, tanto para quem tem um produto certificado, que pode divulgar de forma mais objetiva e transparente, quanto para quem busca materiais certificados, que terá mais facilidade para encontrar produtos e uma fonte de informação precisa e confiável”.

Do ponto de vista de negócios para a UL, a SPOT foi desenvolvida para ampliar o trabalho da empresa no mercado sustentável que já possui a Green Wizard, plataforma de design e seleção de produtos sustentáveis, adquirida pela UL em 2016. Ambas as plataformas trabalharão juntas, conectando os aplicativos de design às informações do banco de dados sobre produtos certificados pela UL e ecologicamente sustentáveis.

Sobre a UL

A UL é uma empresa global independente de segurança que defende o progresso há mais de 120 anos. Seus quase 11.000 funcionários são guiados pela missão da UL que é promover o trabalho e ambientes de vida seguros para todas as pessoas. A companhia utiliza pesquisas e padrões para avançar de maneira contínua e atender a necessidades de segurança em constante evolução. No Brasil, a UL está há 16 anos prestando serviços de segurança que envolvem certificação, ensaio, avaliação, treinamento e validação, atendendo a uma grande variedade de indústrias e produtos, como válvulas industriais, tubulações, tanques e equipamentos eletroeletrônicos, brinquedos, fios e cabos, bens de informática, entre outros. www.ul.com.br