GSK lança nova embalagem para Sal de Fruta ENO

• Escrito por  André Luiz Barros
  • Publicado em Demais

Novidade faz parte do plano estratégico de trade marketing da marca

A GSK, farmacêutica inglesa responsável por Sal de Fruta ENO, líder na categoria de antiácidos no Brasil¹, decidiu fazer algumas mudanças para aprimorar a identidade visual do produto e acaba de lançar embalagens com um novo layout. A novidade segue a estratégia da marca adotada pela empresa desde o início do segundo semestre desse ano, com o objetivo principal de ressaltar melhor os benefícios do medicamento.

“Cada elemento da nova embalagem de Sal de Fruta ENO foi pensado para atrair ainda mais o consumidor. As bolhas passando pelo ‘O’ de ENO evidenciam a ação efervescente no estômago; o novo relógio destaca o início da ação em seis segundos, focando na velocidade em que o medicamento começa a atuar e as cores mais atraentes ressaltam os diferentes sabores e formatos”, explica Sofia Almeida, gerente de marketing de ENO no Brasil.

Trade marketing

Desde o início do ano, a marca ENO adotou uma nova estratégia de trade marketing, agrupando os formatos de Sal de Fruta ENO e Eno Tabs em um mesmo local, como um grande bloco da marca, organizando os produtos na gôndola por sintoma e, assim, gerou mais visibilidade à categoria. Só nos primeiros 60 dias após a mudança, as farmácias-teste registraram um crescimento de 15pp em relação às outras. A meta é expandir para 6.200 o número de pontos de venda impactados por essa ação ainda até o final de 2016.

A nova estratégia foi pensada principalmente porque a empresa identificou que a categoria de antiácidos é muito fragmentada no ponto de venda. Enquanto os sachês (5g) de Sal de Fruta ENO e os roulletes (8 comprimidos) de ENO Tabs estavam dispostos nas colmeias (comprimideiras), os frascos (100g) de Sal de Fruta ENO e os frascos (48 comprimidos) de Eno Tabs ficavam na gôndola. Como líder da categoria, ENO apostou no agrupamento dos formatos em um mesmo local para garantir o sortimento completo, melhorar a distribuição do produto e auxiliar o consumidor ao facilitar sua navegação e decisão de compra na farmácia por meio da orientação do gerenciamento do segmento.

Sobre Sal de Fruta ENO

Sal de Fruta ENO é líder do mercado de antiácidos[1] no Brasil e se destaca porque começa a agir em seis segundos[2] e pela credibilidade das credenciais de ser um produto GSK. É top of mind da categoria[3] e possui a maior distribuição do mercado brasileiro entre os medicamentos OTC1 (Over The Counter), ou seja, sem necessidade de prescrição médica. Entre 2006 e 2016, Sal de Fruta ENO lançou sabores diferentes como Guaraná, Limão, Laranja, Abacaxi e, recentemente, Camomila.