Marca própria chega ao setor de serviços

• Escrito por  InformaMídia Comunicação
  • Publicado em Demais

Novo comportamento do consumidor faz modelo ganhar até o segmento de franquias

Ninguém é capaz de discordar do quanto o comportamento do consumidor mudou. Com a economia colaborativa, que incentiva a troca, doação e o compartilhamento, o consumidor está muito mais bem informado. Além de mais consciente, ele está buscando novas formas de economizar. Nesse movimento, um dos setores que vem registrando alta é o de marcas próprias. Hoje, a resistência em relação a produtos com a marca do supermercado, por exemplo, está cada vez menor.

De acordo com a consultoria Kantar World Panel, o Brasil conquistou 500 mil novos consumidores de marcas próprias só no ano de 2015, cerca de 7,5% mais que em 2014. Muito disso porque, em média, eles costumam ser em torno de 20% mais baratos. De acordo com a ABMAPRO - Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização, esses produtos já atingem cerca de 31,9 milhões de lares brasileiros. Para 2016, a expectativa da Associação é dobrar o crescimento do ano anterior, alcançando 15%.

Além desse crescimento, o setor vem acompanhando a diversificação desse modelo de negócios a segmentos antes impensáveis, como o de franquias, por exemplo. Famosos pela rigidez e engessamento, até o franchising está se rendendo ao modelo de negócios de marca própria. O melhor exemplo na categoria é a Seu Professor Empreendedor e Negócios. A empresa, proprietária de uma plataforma de educação online que disponibiliza um professor particular virtual para correção de redações, simulados, entre outros serviços personalizados, acaba de anunciar sua migração do sistema de franquias para White Label, ou seja, marca branca.

De acordo com Ricardo Althoff, CEO da empresa, as pessoas hoje estão muito menos ávidas a cumprir regras e padrões. “Os empreendedores querem mais liberdade para testar, inovar. Em especial entre os mais jovens há uma grande resistência em simplesmente replicar modelos”, acredita. Se antecipando a essa tendência mundial de comportamento, a empresa mudou seu modelo de negócios para o White Label, que é um conceito comum no exterior, mas ainda uma novidade no Brasil.

O modelo, focado no mercado de franquias de serviços, consiste em fornecer o know how necessário para o funcionamento do negócio, porém excluindo a necessidade de se utilizar a marca do “franqueador”, que passa a vender uma licença de marca branca para que a empresa venda serviços usando o sistema e infraestrutura padrão, mas sob uma marca própria. É uma maneira de garantir serviços de qualidade, com um suporte padronizado. Ao desenvolvedor, cabe a excelência. Ao licenciado, a habilidade de captação de clientes.

Segundo Althoff, as vantagens são muitas. “Um dos maiores motivos para as pessoas procurarem uma franquia é o fato de receberem os processos prontos. Mas, depois disso, a frustração toma conta com a impossibilidade de fazer a gestão ao seu modo. Com a Seu Professor, o empreendedor passa a ter total liberdade. Nós entregamos a plataforma e todo o suporte. A ele cabe designar o preço adequado à sua região, as estratégia de marketing e vendas e tudo o que mais desejar para ter uma empresa que seja de fato ‘própria’”, defende.

Outro grande benefício é em relação ao valor do investimento. Se para abrir uma franquia o empreendedor precisaria desembolsar em torno de R$ 100 mil, com o White Label, o valor cai a menos de 20% desse montante. “Nós vendemos a licença de uso por três anos e entregamos a plataforma educacional que conta com aulas e suporte nas matérias de Biologia, História, Geografia, Física, Química, Matemática, Língua Portuguesa, Redação, Espanhol e Inglês, para a maior quantidade de alunos que o empreendedor conquistar”, finaliza. Em suma, a palavra de ordem da nova economia é liberdade. Quanto mais opções as empresas apresentarem aos seus clientes, consumidores e investidores, melhor.

Sobre a Seu Professor Empreendedor & Negócios: www.seuprofessor.com.br