ZEN é premiada pela ABRH-SC por projetos de gestão

• Escrito por  Printer Press Comunicação Corporativa
  • Publicado em Demais

Maior fabricante independente de impulsores de partida do mundo foi reconhecida nas categorias Gestão de Pessoas e Socioambiental

A ZEN é um dos destaques na cerimônia de entrega do Prêmio Ser Humano 2016 que acontece hoje, dia 17 de novembro, na Associação Empresarial e Comercial de Joinville (SC). A fabricante de autopeças instalada no município de Brusque será homenageada nas categorias Gestão de Pessoas, por conta do PZPR (Programa ZEN de Participação nos Resultados) e Socioambiental, com o projeto “Todos pela preservação ambiental”, que reúne diversas ações destinadas aos colaboradores e à comunidade local para disseminar os conceitos da sustentabilidade.

Para a gerente de Recursos Humanos, Schirlei Knihs Freitas, essa nova realização mostra que a ZEN segue pelo caminho certo: “Receber estes dois prêmios representa o sucesso da aplicação de nossa filosofia de trabalho. Estimulamos continuamente nossos colaboradores no seu desenvolvimento profissional, reconhecendo a sua atuação com ferramentas alinhadas à estratégia da organização. Também acreditamos em nosso potencial de engajar nossos colaboradores e a comunidade em que atuamos em projetos que ampliem a consciência ambiental. Este reconhecimento vem se somar a outros que conquistamos este ano, como a inclusão da ZEN no ranking das 150 Melhores Empresas para Trabalhar, do Guia Você S/A, e o prêmio Santa Catarina pela Educação, concedido pela FIESC (Federação da s Indústrias de Santa Catarina)”, afirma.

Valorização do profissional

Implantado em 1996, o PZPR é uma das metodologias utilizadas pela empresa para favorecer o alinhamento entre os indicadores estratégicos e a atuação dos colaboradores de forma meritocrática. Por meio de um processo estruturado de desdobramento dos indicadores, são definidas metas globais (aplicadas para toda a empresa), setoriais e individuais. “Quanto maior o percentual atingido, maior a participação no resultado, que pode chegar a até dois salários. Este ano, adicionamos mais um item, que é o da superação. É uma forma de reconhecer e valorizar o profissional que se dedica e se esforça, colaborando com a melhoria contínua da organização”, afirma Schirlei.

Na avaliação da executiva, uma das principais vantagens do PZPR é traduzir, para todos os níveis, como as pessoas podem contribuir para que a empresa se torne cada vez mais competitiva. “A construção do modelo alinhado à estratégia da organização é acompanhado mensalmente através de reuniões com as lideranças onde são apresentados os indicadores de desempenho da empresa. É uma forma de dar sentido a relação produtividade-reconhecimento”, completa.

Cuidando do meio ambiente

Desde que implantou um sistema de gestão ambiental, em 2009, a ZEN desenvolve uma série de ações para disseminar a cultura da sustentabilidade por meio de parcerias com instituições públicas e privadas. “O público-alvo dessas atividades não fica restrito aos colaboradores e prestadores de serviços, abrangendo a comunidade local. Para os estudantes das escolas públicas, por exemplo, foram realizadas atividades que destacaram a importância da coleta seletiva e o descarte correto dos resíduos. O objetivo é que as crianças aprendam, desde cedo, a necessidade de preservar a natureza”, explica a supervisora de Saúde, Meio Ambiente e Segurança, Kenia Melissa Rovaris.

Para os colaboradores, familiares e prestadores de serviços, a empresa promove exposições ambientais e de arte, como peças feitas com material reciclável, e palestras sobre o descarte correto e a reutilização dos resíduos. Algumas crianças, familiares de colaboradores, são convidadas para participarem de um evento com diversas atividades relacionadas à preservação ambiental, para refletirem sobre como podem contribuir com o desenvolvimento sustentável. Além disso, também são realizados eventos nos parques municipais e no Parque Zoobotânico da cidade, que buscam disseminar a importância da preservação das áreas verdes para o equilíbrio do planeta.

Outros prêmios ABRH

A ZEN já está se tornando uma veterana do Prêmio Ser Humano. Em 2014, a empresa foi vencedora na categoria Gestão de Pessoas com o programa “Construindo Meu Futuro”, que engloba os projetos Multiplicar e Click. No ano passado, a ZEN também foi premiada na categoria Gestão de Pessoas, pelo projeto Desenvolvimento de uma cultura voltada ao cliente. Implantado em 2013, o programa foi criado para elevar o grau de satisfação dos clientes globais, cuja média, à época, era de 70%. Dois anos depois, o percentual aumentou para 98%.

Sobre a ZEN

A ZEN é o maior fabricante independente de impulsores de partida do mundo e uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Com cerca de 900 funcionários, a autopeça é a segunda melhor empresa na categoria Siderúrgica/Metalúrgica no ranking 2016 da revista Você S/A. Fundada em 1960, em Brusque (SC), é líder no Brasil e na América do Sul nos segmentos de OEM (mercado original) e IAM (aftermarket), com importante participação na América do Norte, Europa, Ásia e África. Produz anualmente cerca de 12 milhões de componentes para as linhas leve e pesada. Além dos impulsores de partida, o portfólio é formado por polias de alternador, tensionadores de correias, mancais de alternador e planetárias, além de componentes conformados a frio e a morno . Com alto grau de competência em sistemas de roda livre e conformação, destina cerca de 5% de seu faturamento anual à área de P&D, para o desenvolvimento de produtos inovadores e patentes – a empresa já soma 14. Apoiada na filosofia Lean, a ZEN mantém um rigoroso processo de qualidade, certificado pelas normas ISO 9001, ISO-TS 16.949 e ISO 14.001. Para mais informações, acesse www.zensa.com.br.