A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Eduardo Kobra é o mais novo embaixador do projeto descarte ON

  • Escrito por  Thais Abrahão
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Artista aderiu a iniciativa inédita de reciclagem de resíduos eletroeletrônicos, parceria entre Brasil e Japão

O muralista de arte urbana Eduardo Kobra, mundialmente conhecido por colorir dezenas de cidades do planeta com seu grafite, é o mais novo embaixador do projeto descarte ON. Envolvido também com as causas ambientais, como o Green Pincel (pinturas que retratam questões ambientais), o artista vestiu a camisa do descarte ON para reforçar que também apoia a conscientização sobre a necessidade da destinação correta de resíduos eletroeletrônicos.

Ele se junta a um grupo muito especial de embaixadores do descarte ON, que se preocupam com a proteção do meio ambiente, como o rapper Thaíde, os atores mirins Matheus Ueta e Mateus Naoki Takeda, e o arquiteto e artista plástico Fábio Basso. Esses embaixadores manifestaram o seu acordo e apoio ao projeto espontaneamente, vestindo a camiseta do descarte ON. Você pode ver essas imagens no Facebook do @descarteON.

Como funciona o descarte ON? ? O descarte ON é um projeto inédito de logística reversa de resíduos eletroeletrônicos (REEE) resultado de parceria entre os governos do Japão e do Brasil, que tem a participação de varejistas, associações e empresas de reciclagem e será realizado até 31 de dezembro de 2016 no bairro da Lapa (zona oeste de São Paulo).
Os resíduos eletroeletrônicos envolvidos neste projeto são os de pequeno e médio porte, como liquidificadores, espremedores, ferros de passar, aparelhos de áudio e vídeo, câmeras fotográficas e filmadoras, além de computadores, laptops e celulares; e os de grande porte, como TVs e eletrodomésticos da linha branca (geladeiras, fogões, máquinas de lavar e secadora de roupas, e aparelhos de ar-condicionado). Não estão incluídos itens como baterias, pilhas, lâmpadas fluorescentes e toners de impressora.

O objetivo do projeto é sensibilizar o cidadão paulistano sobre a importância do descarte correto e da Logística Reversa de REEE, evitando prejuízos ao meio ambiente e à saúde e também o de utilizar os conhecimentos, dados e informações obtidos com a execução do projeto piloto na criação do futuro sistema de logística reversa de REEE no Brasil, desde a coleta e o transporte, até a reciclagem e a destinação correta do resíduo.

Métodos de coleta
Há dois tipos de coleta: um para itens de pequeno e médio porte e outro para os de grande porte.

Coleta nas Lojas
É voltada para itens de pequeno e médio porte, onde o próprio consumidor poderá depositar esses resíduos em caixas de coleta especiais e devidamente identificadas no interior dos estabelecimentos participantes na região da Lapa.

Coleta na sua Casa
É voltada a itens de grande porte (TV, geladeira, máquina de lavar e secadora de roupas, fogão e aparelho de ar condicionado). Funciona assim: ao comprar qualquer um dos 5 tipos de eletroeletrônicos citados, nas lojas participantes, se o consumidor quiser descartar o aparelho antigo, poderá solicitar a coleta em domicílio.

Esta coleta tem o valor simbólico de R$ 10,00 por unidade e está restrita ao mesmo tipo e quantidade dos eletroeletrônicos comprados, ou seja, o cliente que adquirir uma geladeira poderá descartar uma geladeira e, assim por diante.

O valor irá cobrir parte do custo de transporte para a coleta que vai abranger apenas o município de São Paulo. Demais custos serão cobertos pela JICA (Japan International Cooperation Agency).

O prazo de solicitação para a Coleta na sua Casa está limitado no prazo de 10 dias úteis ou 30 dias após a compra, dependendo de cada rede de lojas participante. O cliente necessita confirmar na hora da compra. E após o pedido de coleta, poderá ocorrer demora na definição do dia, por isso, sugere-se realizar o agendamento o quanto antes.

Veja os endereços das lojas participantes e os respectivos tipos de coletas disponíveis, acessando http://descarteon.jica.eco.br/como-descartar.html#top
Mais informações sobre projeto, acesse o site http://descarteon.jica.eco.br/ e o Facebook: https://www.facebook.com/descarteon/

Projeto descarte ON e a parceria entre os governos
A iniciativa reúne a JICA (Japan International Cooperation Agency), órgão do governo japonês responsável por implementar ações que apoiem o crescimento e a estabilidade socioeconômica de países em desenvolvimento, o MDIC (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços), o MMA (Ministério do Meio Ambiente), a Prefeitura de São Paulo – por meio da Secretaria de Serviços e da AMLURB (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana), e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

Sobre a JICA
A JICA é o órgão do Governo Japonês responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA) que apoia o crescimento e a estabilidade socioeconômica com o objetivo de contribuir para a paz e o desenvolvimento da sociedade internacional. A organização presta assistência a mais de 150 nações.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo