TOKIO MARINE SEGURADORA

Pöyry desafia o setor a liberar os benefícios do carbono retido nas florestas

  • Escrito por  GPCom Comunicação Corporativa
  • Publicado em Demais
  • Imprimir

Pöyry desafia o setor a liberar os benefícios do carbono retido nas florestas

Estudo aponta soluções para reduzir as emissões de CO2, e afirma que a indústria florestal tem papel importante na mitigação dos problemas relacionados à mudança climática

A Pöyry, multinacional finlandesa de consultoria e serviços de engenharia, acaba de publicar um novo Point of View no qual explora as novas soluções de mercado, baseadas no carbono das florestas, que ajudam a lidar com a questão das mudanças climáticas. Denominado “Unlocking the benefits of forest carbon”, o documento detalha como o Acordo de Paris tem sido um catalisador para as companhias ampliarem as iniciativas de sustentabilidade e de mitigação dos riscos relacionados ao clima. Para tanto, novas soluções têm sido encontradas para reter o carbono nas florestas que combinam os benefícios climáticos, gerenciamento sustentável de florestas e soluções materiais.

Para o diretor de Consultoria em Florestas e Biomassa da Pöyry, Petteri Pihlajamaki, a conscientização sobre o clima estabeleceu um precedente para novas e ambiciosas ações relacionadas ao tema. “O carbono retido nas florestas, ou carbono florestal, o qual deve exercer um papel importante no conjunto de esforços para combater a mudança climática, contribui para o gerenciamento sustentável das florestas. Neste conjunto de ações, propõem-se novos materiais derivados da madeira, geralmente mais sustentáveis”, comenta Pihlajamaki, ao acrescentar que as empresas do segmento florestal, bem como as que atuam nessa cadeia de valor, têm importante papel a desempenhar na resolução desses problemas.

O estudo destaca que melhorias podem ser alcançadas nas florestas existentes mesmo com ações mínimas e sem a necessidade de investimentos significativos. Mesmo que o processo de otimização dependa de uma variedade de fatores (tais como o tipo de floresta, período de tempo desejado e o impacto de carbono almejado), todos os produtores florestais podem proporcionar melhorias nesta área.

A Pöyry também identificou, nas novas florestas e nos plantios florestais, oportunidades para a mitigação de carbono, e estima em 300 milhões de hectares a área de terra que pode ser plantada para a produção de madeira e de biomassa, sem que se ameace a segurança alimentar. Como forma de mostrar que o replantio de florestas deve ser uma prioridade, o documento utiliza um cenário hipotético que considera ser necessário plantar mil árvores para compensar as emissões anuais CO2 de cada cidadão da União Europeia.

"O carbono florestal não representa uma oportunidade apenas para os proprietários de florestas. Olhando no fim da cadeia de valor, as empresas já interessadas em melhorar seu desempenho em sustentabilidade buscam novas soluções de carbono florestal, além da substituição de materiais, para ajudar a mitigar a mudança climática. A utilização de biomassa sustentável para produção de energia em substituição a combustíveis fósseis também é uma oportunidade significativa”, lembra Pihlajamaki.

O documento destaca ainda que questões relacionadas à mudança climática não são critérios-chave para a tomada de decisões no setor privado, no qual as empresas continuam focando nas preferências do consumidor, gerenciamento de marca, redução de custos, desempenho, segurança e questões regulatórias. Contudo, sustentabilidade e ações que beneficiam o clima estão se tornando parte integral desses aspectos, e o setor privado está se adaptando para abraçá-los. Os consumidores também estão se tornando mais conscientes sobre as mudanças climáticas, e muitos já demandam produtos e serviços sustentáveis.

O Point of View “Unlocking the benefits of forest carbon” está disponível no link:
http://www.poyry.com/sites/default/files/media/related_material/0035_how_to_create_value_through_forest_carbon_web.pdf

Sobre a Pöyry

A Pöyry é uma empresa multinacional de engenharia e consultoria, que atende, globalmente, a clientes no setor industrial e de energia, e presta serviços localmente a diversos mercados estratégicos. Com atuação focada em qualidade e integridade, realiza consultoria técnica e estratégica e serviços de engenharia sustentados por uma vasta experiência e capacidade de implantação de projetos. Atua nos segmentos de energia (geração, transmissão e distribuição), florestal, papel e celulose, químicos e bio-refinaria, mineração e metalurgia, infraestrutura e água.

No Brasil, a Pöyry iniciou atividades em 1974, tendo criado a sua subsidiária brasileira em 1999. Nesse período, aumentou o seu escopo de atuação, ingressando ainda mais nas áreas de consultoria e gerenciamento de projetos, além dos serviços de engenharia de fábrica. Atualmente, conta com mais de 600 colaboradores no País e atende mais de 50 clientes, de diversos setores.

Globalmente, a empresa possui mais de 6 mil especialistas, além de uma extensa rede de escritórios locais. O faturamento do grupo em 2015 foi de 575 milhões de euros, e as ações da empresa estão cotadas na bolsa NASDAQ OMX Helsinki.

Compartilhar::
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo