Sistema OCB divulga cooperativas finalistas do Prêmio SOMOSCOOP – Melhores do Ano

• Escrito por  In Press Porter Novelli
  • Publicado em Demais

Cerimônia de entrega será no dia 22 de novembro

O Sistema OCB acaba de anunciar a lista das 18 cooperativas finalistas no 10º Prêmio SOMOSCOOP- Melhores do Ano, que tem o objetivo de reconhecer as boas práticas desenvolvidas pelo setor e de estimular a troca de experiências. Esta edição contou com a participação de 221 cooperativas. Ao todo, foram 349 projetos inscritos.

Desde 2004, o prêmio, que era chamado “Cooperativa do Ano”, já reconheceu 81 cooperativas em diferentes segmentos, contribuindo para o crescimento das regiões onde estão localizadas. O SOMOSCOOP – Melhores do Ano é dividido em seis categorias: Comunicação e Difusão do Cooperativismo, Cooperativa Cidadã, Desenvolvimento Sustentável, Fidelização, Inovação e Tecnologia e Intercooperação.

“O cooperativismo é um modelo de negócios com uma proposta diferenciada de inserção econômica e social, o que é imprescindível no cenário econômico atual. Temos iniciativas que comprovam a gestão profissionalizada e de empreendedorismo coletivo, beneficiando os cooperados e a comunidade em que atuam”, ressalta o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

Cooperativas de todo o Brasil, independentemente do ramo ou porte, puderam se inscrever, desde que os projetos tivessem benefícios comprovados aos cooperados e à comunidade local. O processo de avaliação foi realizado a partir de uma matriz de pontuação e por uma comissão externa indicada e nomeada pelo Sistema OCB.

Conheça os 18 finalistas, em ordem alfabética e por categoria:

Comunicação e difusão do cooperativismo

• Aurora Alimentos (SC): Acredite no cooperativismo
• Coocafé (MG): Projeto Alvorada Sertaneja Coocafé
• C. Vale (PR): Programa Cooperjovem

Cooperativa cidadã

• Copacol (PR): Incentivar a cultura, esporte e educação com a participação de 20 mil crianças e adolescentes até 2018
• Sicredi Celeiro do MT (MT): Programa Sicredi na Comunidade
• Unimed Nordeste RS (RS): Viver Melhor

Desenvolvimento sustentável

• Coogavepe (MT): Cidade Verde
• Sicoob Aracoop (MG): Horta Comunitária
• Unimed Cuiabá (MG): Projeto de Neutralização de Carbono

Fidelização

• Cooper Cred Pif Paf (MG): Cartão Cooper Cred Pif Paf
• Cooperativa Agropecuária de Macuco (RJ): Cooperado Tem Valor
• Coopertransc (SP): Projeto Bem Estar - Cuidando da saúde e do patrimônio de nossos cooperados

Inovação e tecnologia

• Coodapis (PE): Agro Sertão
• Coopama (MG): Sistema De Gestão Integrada: Bi – Business Intelligence
• Coplana (SP): +Cana – Mais Produtividade No Canavial

Intercooperação

• Copacol (PR): Copacol e Coagru = A intercooperação gerando resultados
• Fecoagro SC (SC): Central de Compras Fecoagro
• Lar (PR): Sinergia na logística para exportações de cortes de frango

O que: Prêmio SOMOSCOOP

Quando: 22/11/2016

Local: Brasília

www.premiosomoscoop.coop.br

Sobre o Sistema OCB

O movimento cooperativista, no país, é representado oficialmente pelo Sistema OCB, com suas três entidades complementares: Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).

O Sistema conta com uma unidade nacional e 27 estaduais – localizadas nas capitais de cada estado e, também, no Distrito Federal. Seu papel é trabalhar pelo fortalecimento do cooperativismo no Brasil. A soma de todas essas forças tem um importante objetivo comum: potencializar a presença do setor na economia e na sociedade brasileira.