Tudo que você sempre quis saber sobre assessoria de imprensa mas não teve coragem de perguntar

• Escrito por  Simone Bertelli
  • Publicado em Demais

Assessoria de imprensa é um conceito do âmbito da comunicação, sendo uma ferramenta responsável pela relação com a mídia que envolve áreas como publicidade, relações públicas, jornalismo e propaganda. É muitas vezes feita por uma agência ou um departamento de relações públicas.

Aí você começa a pesquisar na internet, que é uma das formas mais rápidas e mais baratas de se fazer uma consulta, e chega a inúmeras definições. A wikipedia, por exemplo, define assessoria deimprensa como um dos instrumentos de comunicação desenvolvido para as organizações, sendo inerente as atividades da área de comunicação. Sua principal tarefa é tratar da gestão do relacionamento entre uma pessoa física, entidade, empresa ou órgão público e a imprensa.

No Brasil, os profissionais que desempenham a função de assessoria de imprensa costumam ter formação em jornalismo e relações públicas. Em alguns países, a função não é exatamente de um jornalista, mas pode ser feita também por relações públicas e pessoas com formação em comunicação.

Em linhas gerais, a principal função da assessoria de imprensa é servir como ponte entre o cliente atendido e os veículos de comunicação.

Mas, de verdade, qual é a proporção que uma boa assessoria de imprensa pode assumir dentro do contexto corporativo? Ela pode ir muito além da fixação da marca, do auxiliar do marketing ou da ponte entre imprensa e universos corporativos. Ela pode se tornar uma forma permanente de relacionamento com o mercado via formador de opinião. Ela pode sim se transformar em um excelente sistema de gestão, permitindo que a empresa se coloque no mercado de forma sustentável, limpa e transparente, como exigem boas regras de compliance.

Lógico que ações pontuais também valem, também se prestam a expor de forma saudável lançamentos, exportações, novos investimentos, aquisição de equipamentos e até mesmo novas aplicações para velhos produtos, mas a essência é outra. É criar uma prática de exposição junto ao mercado, não apenas porque o marketing quer um jornalista falando sobre o produto, não apenas porque os gestores precisam que os produtos sejam conhecidos nos mercados a que se destinam, mas porque toda a empresa precisa de uma estratégia para construção de sua imagem. Ela sempre precisa estar relacionada a algo ou alguém e precisa ter relevância, engajamento e credibilidade, atributos só conquistados com muita exposição e exposição positiva, deve-se ressaltar.

Além da publicidade e da propaganda, ferramentas indispensáveis para garantir vendas, é preciso investir na transparência, na comunicação, que, aparentemente, não deve ter o objetivo da venda, do convencimento, mas sim do esclarecimento e sustentabilidade nos processos, para que os consumidores se sintam conscientes dos produtos que estão adquirindo e da utilidade que representam, porque conhecem profundamente, através dos devidos esclarecimentos e serviços prestados por um bom sistema de assessoria de imprensa.

*Vera Lucia Rodrigues é mestre em comunicação social, com ênfase em jornalismo e diretora da Vervi Assessoria, empresa que há mais de 35 anos desenvolve projetos na área de comunicação corporativa.