TOKIO MARINE SEGURADORA

Pão líquido, sabe o que é? Cerveja!

  • Escrito por  Tatiana Freitas
  • Publicado em Demais
  • Imprimir

Hoje é o Dia Mundial do Trigo, origem do pão. Dia 10 de novembro, dia também de Trump marcando uma nova era nas relações mundiais, em que o agronegócio brasileiro pode sim crescer e ser valorizado como alternativa vital e fundamental para a segurança alimentar do planeta, no radicalismo competitivo que Trump efetivará com o USA all over the world.

Em relação ao trigo, continuamos importadores, dependentes do trigo importado, inclusive do americano. Os produtores brasileiros têm uma boa safra neste ano, mas os preços estão em queda. E não nos acertamos até agora na coordenação dessa cadeia produtiva que está presente no pão nosso de cada dia. E pergunto: “você sabia que ao comer uma pizza está comendo parte de produto importado? Ou no café da manhã, naquele pãozinho na chapa?”.

Dependemos de cerca da metade do que o Brasil precisa hoje de trigo a cada ano. A autossuficiência em trigo não passa de piada de papeis bem-intencionados. Está na hora da Abitrigo (Associação Brasileira da Indústria do Trigo) com a CNA (Confederação da Agropecuária Nacional), Abag (Associação Brasileira do Agronegócio), OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e dos ministros tomarem juízo e um rumo nesse cereal que tem 10 mil anos e que agora está servindo até para a indústria da ração animal no Brasil, pois os preços estão muito baixos e o milho caro.

Logo o santo trigo do nosso pão e massas vai alimentar também aves e suínos, mas com certeza, fato revelador de ausência de uma política agro industrial desse nobre e tão humano cereal.

Falta trigo e não tem preço justo de trigo em um dos maiores agronegócios do mundo. Feliz Dia Mundial do Trigo.

Sobre o CCAS

O Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) é uma organização da Sociedade Civil, criada em 15 de abril de 2011, com domicilio, sede e foro no município de São Paulo-SP, com o objetivo precípuo de discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura e se posicionar, de maneira clara, sobre o assunto.

O CCAS é uma entidade privada, de natureza associativa, sem fins econômicos, pautando suas ações na imparcialidade, ética e transparência, sempre valorizando o conhecimento científico.

Os associados do CCAS são profissionais de diferentes formações e áreas de atuação, tanto na área pública quanto privada, que comungam o objetivo comum de pugnar pela sustentabilidade da agricultura brasileira. São profissionais que se destacam por suas atividades técnico-científicas e que se dispõem a apresentar fatos concretos, lastreados em verdades científicas, para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas.

A agricultura, apesar da sua importância fundamental para o país e para cada cidadão, tem sua reputação e imagem em construção, alternando percepções positivas e negativas, não condizentes com a realidade. É preciso que professores, pesquisadores e especialistas no tema apresentem e discutam suas teses, estudos e opiniões, para melhor informação da sociedade. É importante que todo o conhecimento acumulado nas Universidades e Instituições de Pesquisa seja colocado à disposição da população, para que a realidade da agricultura, em especial seu caráter de sustentabilidade, transpareça. Mais informações no website: http://agriculturasustentavel.org.br/. Acompanhe também o CCAS no Facebook: http://www.facebook.com/agriculturasustentavel

Compartilhar::
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo