A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Ministro Da Indústria Participa De Encontro Com Líderes Empresariais Em Curitiba

  • Escrito por  Mcomm Comunicação Dirigida/Foto: Fabio Palombino
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Ministro Marcos Pereira durante a sua palestra Ministro Marcos Pereira durante a sua palestra

Durante o encontro, promovido pelo LIDE Paraná, o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, apresentou as principais medidas adotadas pelo Governo para favorecer a retomada e competitividade do setor

O LIDE Paraná realizou, no dia 26 de outubro, o almoço-debate com o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira. Durante o encontro, que teve como tema a “Atuação do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços no fomento às exportações e na implementação de políticas industriais”, o ministro apresentou as principais ações do Governo a favor do aumento da produtividade, exportações, competitividade e melhoria do ambiente de negócios.

Entre elas, Marcos Pereira destacou, o empenho em debater e tirar do papel grandes reformas necessárias para o crescimento do País. “É importante entender que a política industrial e também de retomada do crescimento, passa por essas quatro reformas necessárias: trabalhista, tributária, previdenciária e política. Tudo isso gera um ambiente novo e propício ao investimento no setor produtivo”, explica Marcos Pereira. Enquanto essas discussões estão em processo, o ministro ressaltou algumas ações que já estão em andamento, como o programa Brasil Mais Produtivo – lançado na manhã do dia 26, na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).

O novo programa objetiva oferecer consultoria às empresas participantes para que melhorem seus processos internos. “Esse programa visa a atender 3 mil empresas no Brasil – pequenas e médias indústrias, de 11 até 200 funcionários. Só no Paraná serão atendidas cerca de 200 empresas. E as que já experimentaram essa consultoria, registraram um ganho de até 80% em produtividade”, detalha. O ministro também ressaltou que a outra frente para auxiliar no aumento da competitividade é a desburocratização. “Quando você melhora a produtividade das empresas você também melhora a competitividade. E, para falar em competitividade, nós temos que falar em desburocratização”.

Nessa direção, Marcos Pereira anunciou o lançamento do Portal Único do Comércio Exterior, que vai unificar todos os processos de exportação, importação e trânsito aduaneiro. “Estudos feitos pela Fundação Getúlio Vargas mostram que com o funcionamento do Portal nós reduziremos o prazo de importação e exportações em até 40%. Isso gerará, segundo o estudo, uma economia de mais de $ 23 bilhões para os operadores do comércio exterior”.

O ministro ressaltou ainda que, com todas as medidas, está empenhado em reinserir o Brasil no cenário internacional. “Nós queremos melhorar a produtividade, desburocratizar e melhorar o ambiente de negócio ampliando as exportações, ampliando os acordos comerciais com os países desenvolvidos e em desenvolvimento.”

O presidente do LIDE Paraná, Fabrício de Macedo, destacou a importância dessas políticas voltadas a impulsionar o setor e também apontou o Paraná como destaque nesse crescimento. “O Paraná é atualmente, sem dúvida, um estado de ponta pelo esforço do nosso empresariado, do nosso industrial, do nosso trabalhador e do nosso profissional liberal. E, com a ajuda do Estado, pode-se ir além. Acredito que com a soma de todos os esforços, de todos os segmentos, teremos um futuro fantástico”, afirma.

O almoço-debate do LIDE Paraná reuniu dezenas de diretores e líderes de grandes empresas paranaenses, propiciando networking e também a possibilidade de novos negócios. Fizeram parte da mesa diretiva do evento - juntamente com o ministro, Marcos Pereira, e o presidente do LIDE Paraná, Fabrício de Macedo -, o presidente da Fecomercio, Darci Piana; o vice-presidente da Associação Comercial do Paraná, Glaucio Geara; o presidente do Conselho do Grupo JMalucelli, Joel Malucelli; e o presidente do Grupo RIC de Comunicação, Leonardo Petrelli.

Sobre o ministro Marcos Pereira

O ministro, de 44 anos, é advogado internacional, especialista em Direito e Processo Penal, professor universitário, autor jurídico e presidente nacional do Partido Republicano Brasileiro (PRB). Foi escolhido Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior no governo de Michel Temer, em maio deste ano.

Nascido em Linhares, no interior do Espírito Santo, Marcos Pereira já foi diretor administrativo e financeiro da Rede Record do Rio de Janeiro, em 1995; assumiu a direção da Rede Mulher de Televisão, em 1999; e quatro anos depois se tornou o vice-presidente da Rede Record. Em 2003 foi sócio da LM Consultoria e após dez anos fundou a empresa, hoje denominada, Marcos Pereira e Oliveira Sociedade de Advogados, escritório com mais de 20 profissionais que atende diversos clientes. No âmbito jurídico, foi membro da Comissão Especial de Direito Empresarial do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Um pouco sobre o LIDE

Idealizado e presidido pelo empresário João Dória Jr. o LIDE conta, atualmente, com mais de 1.700 empresas filiadas que, juntas, representam mais de 53% do PIB privado brasileiro. Tem matriz em São Paulo e unidades em diferentes estados brasileiros, além do Paraná. O Grupo também está presente internacionalmente, em quatro continentes, nos seguintes países: Alemanha, Angola, Argentina, Chile, China, Estados Unidos, Itália, Marrocos, Moçambique, Portugal, Uruguai e Oriente Médio.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo