Fujitsu lança sistema de armazenamento ETERNUS com nova tecnologia All-Flash

• Escrito por  RMA Comunicação
  • Publicado em Demais

Os dois novos modelos, ETERNUS AF650 e ETERNUS AF250, são os sistemas de armazenamento mais rápidos da companhia

A Fujitsu - empresa japonesa líder em tecnologia da informação e da comunicação – lança os novos modelos all-flash ETERNUS AF - sistemas de armazenamento super-rápidos que já estão disponíveis para encomenda. Com a novidade, a companhia altera a dinâmica do armazenamento primário nos ambientes empresariais, pois as novas soluções alcançam aplicações cotidianas para apoiar a transformação nos negócios dos clientes.

A Fujitsu disponibiliza ao mercado dois modelos all-flash: o ETERNUS AF650 que possui até 256GB de memória do sistema e um máximo de 96 drives SSD, fornecendo capacidade bruta de 368TB e 1843TB de capacidade efetiva e o ETERNUS AF250, que possui 64GB de memória, até 24 drives SSD e 92TB de capacidade bruta e 460TB de capacidade efetiva. Os cálculos baseiam-se numa taxa de deduplicação de dados e compressão estimada de cinco para um.

A nova tecnologia contribui para aprimorar o tradicional armazenamento de dados em disco rígido (HDD), que foi ficando para trás. Sendo assim, os novos sistemas all-flash ETERNUS AF, que utilizam Solid State Drives (SSDs) de última geração, combinam a confiabilidade do sistema com os tempos de resposta ultra-baixos, diferente do que as aplicações empresariais atuais exigem. Com isso é possível proporcionar o máximo de desempenho em volumes de trabalho mistos, incluindo bases de dados, VDI, análise e big data.

Além disso, o ETERNUS AF permite que os clientes transformem os seus bancos de dados com soluções de armazenamento super-rápidas e facilmente expansíveis. Neste sentindo, existe um potencial para reduções expressivas nas despesas. Ainda, o novo sistema de armazenamento garante um funcionamento empresarial sem paradas possibilitando aos seus clientes maior tranquilidade. O espelhamento de dados críticos do negócio elimina o risco de perda dos dados e, caso haja uma falha do sistema, a funcionalidade de failover transparente muda instantaneamente para um sistema secundário.

A Fujitsu também garante que os tradicionais sistemas de armazenamento em disco ETERNUS DX trabalhem sem limitações com os ETERNUS AF. Desta forma, os clientes que optam pelos sistemas all-flash podem combinar os dois sistemas, aproveitando a vantagem do armazenamento flash ao mesmo tempo que continuam a extrair valor da infraestrutura de banco de dados existente.

Adicionalmente, a nova tecnologia promove a redução de custos devido à deduplicação de dados inline - que identifica e descarta duplicados e comprime os dados removendo toda a informação redundante - incorporada às tecnologias de compressão que garantem que o sistema Fujitsu ETERNUS AF otimize automaticamente o volume de dados. Portanto, é possível reduzir os requisitos de capacidade SSD em um fator médio de cinco. Além disso, os sistemas all-flash ocupam menos espaço em um banco de dados e consomem menos energia por potência e arrefecimento, quando comparados com os discos tradicionais.

Edson Siqueira, VP de Vendas da Fujitsu do Brasil, comenta: “A nova família ETERNUS AF torna o armazenamento flash mais atrativo do que nunca, em virtude do preço competitivo e do baixo custo de propriedade total para todos os sistemas all-flash. É importante ressaltar que a nova tecnologia precisa de menos manutenção, desta forma reduz despesas. Além disso, ela é mais confiável em relação aos sistemas de armazenamento baseados em HDD. Sendo assim, nossos clientes poderão criar ambientes de TI que maximizam facilmente as vantagens dos serviços digitais, dos dados da próxima geração e aplicações acessíveis de qualquer lugar”.

Sobre a Fujitsu

A Fujitsu é a empresa japonesa líder em tecnologia da informação e da comunicação (TIC), oferecendo uma gama completa de produtos tecnológicos, soluções e serviços. Aproximadamente 156 mil colaboradores prestam suporte a clientes em mais de 100 países. Utilizamos a nossa experiência e o poder das TICs para construir o futuro da sociedade com os nossos clientes. A Fujitsu Limited (TSE:6702) divulgou receita consolidada de 4,7 trilhões de ienes (US$41 bilhões) no ano fiscal encerrado em 31 de março de 2016. Para mais informações, acesse: www.fujitsu.com.br