A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Grupo Lwart implanta plataforma SAP

  • Escrito por  Juliana Patez
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

O processo envolveu cerca de 160 profissionais de diversas áreas e, após 18 meses, entrou em operação no início de setembro

O Grupo Lwart acaba de finalizar o processo de atualização de seu ERP (em inglês Enterprise Resource Planning) - Planejamento de Recursos Empresariais, a fim de aumentar a eficiência operacional em todas as suas áreas e processos, e suportar o crescimento futuro projetado para os negócios. Para atingir este objetivo, a plataforma escolhida foi o SAP, líder de mercado no ramo de softwares aplicativos empresariais, que entrou em operação no início de setembro em todas as unidades do Grupo.

“O Grupo Lwart buscava uma solução robusta, capaz de suportar os planos de crescimento, integrar áreas da empresa que ainda operavam com sistemas de controle não integrados e simplificar os processos de negócio, aumentando nossa produtividade”, comenta Carlos Renato Trecenti, diretor presidente. “Hoje, vários segmentos utilizam o SAP, entre eles, a maioria dos produtores de celulose. Podemos afirmar que contamos com uma plataforma moderna, adequada às melhores práticas de Governança, capaz de nos garantir alto nível de controle e informações ágeis para tomada de decisão”, completa.

Implantação de todos os módulos SAP em um único Go Live agiliza operação

Os estudos para implantação do SAP tiveram início em maio de 2014, com a avaliação da ferramenta de ERP que, à época, era utilizada no Grupo, bem como com a realização de um mapeamento dos processos existentes em diversas áreas e identificação de pontos de alto potencial de melhoria.

A implantação se iniciou em março de 2015, com a etapa de Business Blue Print (BBP), na qual são “desenhados” os processos de negócio. Nesta etapa, foram definidos alguns desenvolvimentos específicos dentro dos módulos do sistema para atender a necessidades particulares de algumas áreas de negócio.

A última etapa antes da entrada em produção abrangeu a realização de testes integrados end-to-end, em ciclos, para simular exatamente todas as funcionalidades e o desempenho da plataforma SAP dentro do ambiente real de operação. Isso incluiu desde a aquisição de materiais, movimentação de estoques, produção, até a venda e entrega do produto final, com a contabilização de cada operação. Durante a implantação do novo sistema, mais de 160 pessoas estiveram envolvidas, entre key users - os disseminadores da nova tecnologia dentro de suas respectivas áreas - e consultores.

“Após quatro ciclos de testes, que somaram mais de 30 mil passos, muitos ajustes finos e de qualidade, principalmente no período final, podemos afirmar que o nosso start foi um grande sucesso, com os processos ocorrendo dentro do timing planejado, sem atrasos. Entre eles, operações de faturamento, recebimento de mercadorias e pagamento a fornecedores”, explica Jefferson de Oliveira Andriotti, gerente de TI do Grupo Lwart. De acordo com o executivo, “o grande benefício de usar o SAP está na integração de todos os módulos, incluindo áreas que não estavam integradas ao antigo ERP, como Florestal e Coleta, por exemplo. Além disso, teremos todas as informações em uma única plataforma, reduzindo sistemas periféricos e planilhas eletrônicas, o que permitirá agilidade na comunicação entre todos os envolvidos”, explica.

Integração com o módulo mobile traz benefícios para a atividade de coleta

A implantação da plataforma SAP também dispõe de um módulo mobile, via aplicativo, que representa um grande avanço, principalmente para a atividade de coleta. Isso se reflete nas duas pontas do processo: por um lado, passa a ser possível o envio de solicitações de coleta que chegam pelos canais de comunicação (hotsite, 0800, e-mail) da Lwart Lubrificantes diretamente para o coletor, aumentando a eficiência e melhorando o atendimento. Por outro, com as informações lançadas diretamente pelos coletores no aplicativo, o processo de acerto de contas se torna mais ágil. “Assim, podemos otimizar as rotas e ganhar agilidade no acompanhamento e comunicação das coletas”, explica André Scarin, gerente de Coleta e Logística da Lwart Lubrificantes.

“A finalidade é permitir que o coletor saiba de antemão onde deve passar e consiga ser mais produtivo”, explica Scarin. “Com as informações em mãos, podemos gerenciar melhor os dados para fornecer um suporte muito mais aprimorado a este profissional”, finaliza.

Sobre o Grupo Lwart

Fundado em 1975, o grupo industrial 100% brasileiro sediado em Lençóis Paulista (SP), tem sua história marcada pelo empreendedorismo e investimento contínuo.

As empresas, Lwart Lubrificantes, líder em coleta e rerrefino de óleo lubrificante usado na América Latina, e Lwarcel Celulose, que produz celulose para o mercado nacional e exportação a partir de florestas plantadas de eucalipto, empregam aproximadamente 2,2 mil colaboradores próprios e terceiros.

O Grupo Lwart investe na expansão de seus negócios com base nos seus valores e modernos princípios de governança corporativa. Para a empresa, sustentabilidade é fazer hoje cuidando do futuro e envolve a preservação do meio ambiente, a construção de relacionamentos duradouros e a contribuição para desenvolvimento econômico e social das comunidades onde está presente.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo